A Compactação do Solo (reduzir os vazios deixando o solo mais denso) é um processo decorrente da manipulação intensiva, quando o solo perde sua porosidade, sendo, portanto, a redução do volume do solo com a expulsão de ar e que ocorre devido aos processos antrópicos.
O ensaio de cisalhamento direto foi desenvolvido basicamente para a determinação da resistência ao corte de um corpo de prova de solo, de forma prismática e seção quadrada ou circular e de pequena espessura.
Quais as vantagens do ensaio triaxial sobre o ensaio de cisalhamento direto? A principal vantagem de se utilizar o ensaio triaxial se deve ao fato ser o método que mais se aproxima as condições reais do solo, pois é possível simular as cargas axiais e radiais que o solo está submetido.
O ensaio de cisalhamento direto foi desenvolvido para a determinação da resistência ao corte de um corpo de prova de solo pouco espesso, geralmente prismático e de seção quadrada ou circular. ... Pode-se compor a envoltória de resistência do solo fazendo ensaios com diferentes tensões normais.
Também chamado de cisalhamento direto, o cisalhamento de solos define-se pela resistência do solo com uma máxima tensão, sem sofrer ruptura das massas.
As forças estabilizadoras são função dos parâmetros de resistência do solo (coesão e ângulo de atrito interno). ... Em qualquer ponto da massa do solo existem três planos ortogonais onde as tensões cisalhantes são nulas. Estes planos são chamados “planos principais de tensões”.
II – Solos Coesivos Os espaços vazios entre as partículas são muito pequenos. Devido à sua estrutura estes solos apresentam resistência à penetração de água, absorvendo-a muito lentamente.
Já a coesão, pode ser definida como a resistência ao cisalhamento de um solo quando não há nenhuma pressão externa sobre ele, o qual está ligado a cimentação química entre as partículas do solo. Porém o intercepto coesivo tem menor influência na resistência ao cisalhamento (Sousa Pinto, 2006).
Define-se como resistência ao cisalhamento do solo a tensão cisalhante que ocorre no plano de ruptura no instante da ruptura. ... Gerscovich (2010) ressalta que “a ruptura em si é caracterizada pela formação de uma superfície de cisalhamento contínua na massa de solo.
O que significa comportamento não drenado de um solo? transmitido instantaneamente aos grãos, gerando o recalque inicial não drenado.
Baseia-se em submeter uma amostra a uma tensão normal fixa e logo após aplicar uma tensão cisalhante crescente, através de uma superfície pré-determinada, até que a ruptura por cisalhamento do solo aconteça.
c≅ f (N) onde “c” seria a coesão do solo (metade da resistência à compressão simples, por exemplo).
“Capacidade de carga é a tensão que provoca a ruptura do maciço de solo em que a fundação está embutida.” Considere uma sapata retangular, com largura B e comprimento L, assente à profundidade D (ou h) em relação à superfície do terreno.
No presente estudo, o ângulo de atrito interno correlacionou-se negativamente com o teor de argila do solo (r = - 0,87**), evidenciando o efeito da fração argila na redução do atrito entre partículas.
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
É quando um termo retoma outro no texto, fazendo uma substituição de palavras, com isso, o texto fica mais claro e melhor redigido.
Recursos utilizados na coesão textual
Resposta: Coesão é a ligação harmônica entre duas partes, utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível.
Coesão e coerência são elementos primordiais na construção de um texto. Eles são os responsáveis por conferir harmonia e clareza ao texto, possibilitando um perfeito entendimento por parte do leitor. Trata-se dos mecanismos da Língua que usamos a fim de conectar e harmonizar os elementos constitutivos do texto.
O ponto principal da coesão textual são as regras da gramática, ou seja, articulação interna. A coerência textual, do contrário, aborda a articulação externa e mais profunda do texto: o seu conteúdo.