A inflamação dos testículos pode acontecer devido a traumas locais, torção testicular, infecção por vírus, bactérias, fungos ou parasitas ou até mesmo por microrganismos transmitidos via sexual. Conheça outras causas de inchaço dos testículos.
Como tratar: normalmente são usados remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar os sintomas. Mas também é necessário fazer repouso e beber bastante água durante o dia para ajudar o corpo a eliminar o vírus.
Dor. A dor causada pelas infecções sexualmente transmissíveis depende do local onde a infecção se manifesta. O herpes genital causa, normalmente, dor no pênis, a gonorreia e a infecção genital por clamídia, causam dor nos testículos e a proctite provoca dor no reto.
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.
É um sintoma que costuma ser muito incômodo e que pode causar muita apreensão nos homens. Na maioria dos casos, a dor testicular não traz maiores preocupações, porém existem algumas doenças graves dos testículos que são consideradas emergências médicas, sendo indicado tratamento imediato.
Cuidados
Normalmente deve -se aplicar compressa ou bolsa de gelo sobre toda a bolsa escrotal. Nunca colocar direto na pele( pode queimar). O gelo deve será plicado conforme orientação do seu Urologista- tempo e frequência. É comum a manutenção do inchaço por cerca de 60-90 dias, com redução gradativa.
Simplesmente porque o saco, ou escroto, é uma região rica em terminações nervosas. E, para piorar a situação, os testículos não são protegidos por uma grossa camada de derme, como ocorre com outras áreas de grande sensibilidade no corpo, como a ponta dos dedos.
Na maior parte das vezes, o inchaço é provocado por um problema menos grave como hérnia, varicocele ou epididimite, mas também pode ser sinal de alterações mais urgentes como torção do testículo ou câncer, por exemplo.
O Que É Hidrocele? É uma complicação que pode ser confundida com hérnia inguinal. A hidrocele faz com que o saco escrotal fique inchado decorrente do acúmulo de líquido. No entanto, geralmente esse sintoma desaparece com o tempo, em alguns casos exige a remoção cirúrgica do líquido.
O órgão sofre uma transformação efetiva quando o menino está, mais ou menos, no meio da adolescência. A partir daí, é possível observar um crescimento no comprimento, que prossegue até a fase adulta. Os testículos e o escroto acompanham esse crescimento.
Hidrocele testicular é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo, que pode ser tanto unilateral quanto bilateral. Uma hidrocele testicular pode ser congênita ou adquirida e é mais comum em bebês e em adultos acima dos 45 anos de idade.
adjetivo Dominado, cativo, vencido.
Em geral a correção da hidrocele é um procedimento de pequeno porte com retorno precoce às atividades. O mais importante é ter o retorno cirúrgico em torno de 1 semana para reavaliação do seu urologista e aí sim definir o tempo ideal de repouso para cada atividade. A média de recuperação pode variar entre 10 a 30 dias.
1- Deiscência dos pontos da sutura; 2- Possibilidade de Infecção na cirurgia requerendo tratamento; 3- Necessidade de medicamentos analgésicos devido a dor no escroto; 4- Hematoma (acúmulo de sangue) e/ou edema (acúmulo de líquido) no escroto; 5- Suspensão do procedimento cirúrgico por impossibilidade de realização do ...
Essa cirurgia é realizada através de um pequeno corte no escroto, com drenagem de todo o líquido acumulado ao lado do testículo e posterior tratamento da túnica (“capa”) do testículo para evitar recidiva da hidrocele.
Normalmente, o hidrocele não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço do testículo e, por isso, também não provoca lesões nos testículos, nem afeta a fertilidade, desaparecendo espontaneamente principalmente nos bebês, sem necessitar de tratamento.
Não há nenhuma relação entre a presença de hidrocele no pai e alterações fetais. Somente a hidrocele não contra indica a sua esposa engravidar.