Anemia é um termo médico genérico utilizado de forma generalista para descrever um estado em que o sangue do paciente possui um número abaixo do normal de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina, que é a substância responsável por transportar o oxigênio captado pelo pulmão até outras partes do corpo humano.
As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).
Alguns sintomas se dão pela queda nos glóbulos vermelhos, como:
As pessoas que menstruam são afetadas desproporcionalmente pela anemia, por perderem sangue na sua menstruação. Estatisticamente falando, 29% das mulheres não grávidas e 38% das mulheres grávidas no mundo têm anemia (4).
7 melhores alimentos para curar a anemia
Sim, desde que o médico tenha liberado a prática de atividades físicas e a pessoa seja bem supervisionada por um educador físico. O que acontece é que durante o exercício é necessária a distribuição de grandes quantidades de oxigênio para o corpo, principalmente para os músculos.
Olá, quem tem anemia falciforme pode fazer tatuagens? Não há contraindicação de tatuagem para portadores de Anemia Falciforme. O único incoveniente é a dor que você possa sentir durante o procedimento e isto desencadear um crise de falcização.
A anemia é causada pela falta de ferro ou vitamina B12 ou cobre na maioria das vezes. Se você está com a anemia sendo tratada, você pode fazer dieta. Você não deve reduzir a ingestão apenas dos alimentos que contenham a causa da sua anemia.
A anemia é causada pela deficiência de ferro, folato ou vitamina D. Você pode desenvolver anemia na gravidez mesmo sem nunca ter tido a condição antes. Quando detectada e tratada cedo, a condição não traz grandes consequências. Mas em situações mais graves, pode gerar problemas como parto prematuro e um bebê anêmico.
Vamos explicar aqui sobre cinco das principais doenças que podem comprometer a fertilidade feminina, seus diagnósticos e possíveis tratamentos: