Ausência de vontade, de capacidade para fazer ou para começar algo. Etimologia (origem da palavra abulia). Do grego aboulía.as.
A Abulia é tipicamente tratada com medicação, geralmente antidepressivos. Antes de prescrever tal medicação, os médicos tentam tratar as causas subjacentes do distúrbio, como controlar dores de cabeça ou convulsões, ou otimizar a visão, audição e fala.
abulia e hipobulia - Por Hipobulia e Abulia entende-se, respectivamente, a diminuição e a total incapacidade do potencial volitivo. Esse enfraquecimento da vontade pode ocorrer, fugazmente em indivíduos normais, em estados de fadiga ou em conseqüência de trauma emocional intenso.
Já que a construção de um percepto é um processo intrinsecamente ambíguo, discrepâncias perceptivas podem surgir a partir de condições idênticas de estimulação. Essas discrepâncias são denominadas ilusões, e se originam dos mesmos mecanismos fisiológicos que produzem a nossa percepção cotidiana.
A função cerebral é extensivamente lateralizada. Atividades visuais, táteis e motoras do lado esquerdo do corpo são controladas predominantemente pelo hemisfério direito e vice-versa. Funções complexas específicas manifestam-se dos dois lados, mas são controladas principalmente por um hemisfério (dominância cerebral).