Distribuição das indústrias Antes, como citamos acima, a indústria concentrava-se na região sudeste do Brasil, mas nos dias de hoje passou a ser melhor distribuída por todo o país. Segundo uma tendência mundial, o Brasil tem passado por essa desindustrialização, que vem ocorrendo dentro do ABCD Paulista.
O espaço geoeconômico é o espaço onde atuam os mais diversos tipos de fatores que fazem parte do sistema econômico, quando se fala de geoeconômico industrial se fala dos espaços onde as indústrias podem ser aplicadas, as chamadas transnacionais.
A formação do espaço agrícola se deu juntamente com o desenvolvimento da revolução industrial, e com a necessidade de alimentos para a população das cidades. ... Já o cenário industrial do Brasil é amplo, mas nem sempre foi assim.
Antes da industrialização no Brasil o nosso espaço era eminentemente agrário, ou seja, em sua maioria ocupado por vasta plantação ora de um produto ora de outro, exemplo; cana-de-acuçar , café, algodão etc. ... Ocorre, a organização do espaço ficou assim; no norte e nordeste predominou a agricultura e ao sul agropecuária.
Essa concentração expressa no mapa – em que as regiões Sudeste e Sul, além do Nordeste em menor escala, abrigam um maior número de empresas – deve-se às heranças econômicas e também políticas do país. Essas regiões, de um modo geral, possuem mais infraestruturas e concentram a maior parte da população brasileira.
Fases da industrialização
Resposta: Dependência econômica e tecnológica: A industrialização brasileira desenvolveu-se essencialmente por meio do capital estrangeiro, a partir de empréstimos, e de tecnologia importada, já que o país não possuía nem capitais nem tecnologia suficiente para industrializar-se.
Resposta: A principal importância das empresas multinacionais é porque tem mão de obra barata e consegue empregar muitas pessoas, mais a principal vantagem é para o país que é "dono" dessa multinacional que o lucro vai todo para ele.
As empresas transnacionais são integradas ao comércio mundial através das demais filiais da corporação ao redor do mundo, o que lhes dá acesso facilitado a um número de mercados muito maior do que os acessíveis às empresas domésticas.
As transnacionais exercem influência que transcende a economia, pois interfere em governos e nas relações entre países. Essas empresas surgiram efetivamente a partir da Segunda Guerra Mundial, quando empresas de países ricos migraram suas atividades para lugares espalhados pelo mundo.
As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais. ... Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.
As transnacionais exercem influência que transcende a economia, pois interfere em governos e nas relações entre países. Essas empresas surgiram efetivamente a partir da Segunda Guerra Mundial, quando empresas de países ricos migraram suas atividades para lugares espalhados pelo mundo.
Verificado por especialistas. a) As empresas transnacionais e multinacionais exercem papel fundamental para qualquer país, elas geram renda para o governo e emprego para as pessoas e sem elas a falta de emprego seria ainda maior.
Resposta. Resposta: Em razão da juventude média da população, do crescimento demográfico, da urbanização e da potencial melhoria das condições socioeconômicas que vem se dando na maior parte dos países, conforme evidenciado na evolução dos índices de IDH.
Além da Vale, a Petrobrás, a Odebrecht e a Camargo Corrêa também apostam pesado na África. “A Camargo tem uma fábrica de cimento em Angola e está pensando em expandir”, lembrou Mendo.