21 de abril de 1998
Luís Eduardo Magalhães é um Município do Oeste da Bahia, que foi emancipado de Barreiras em 30 de março de 2000, através do projeto de Lei nº 395/1997. O nome foi uma homenagem ao filho do ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, escolhido após referendo.
Salvador, Bahia, Brasil
Bahia
O município com maior desigualdade no Ceará, medida pelo índice de Gini, é Fortaleza, ocupando o 12º lugar no País. Em segundo lugar no Estado, figura o Crato (o 38º no ranking nacional), seguido por Santana do Cariri (65º), Sobral (73º) e Brejo Santo (117º).
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira (12), apontou que, em 2019, a Bahia possuía, em números absolutos, a maior quantidade de pessoas extremamente pobres e a segunda maior de pobres.
Novo Triunfo
Escobares, a cidade
Estados e cidades mais pobres do Brasil
A região Nordeste do Brasil é uma das maiores do país, apresentando a terceira maior economia nacional. Porém, a falta de políticas públicas eficientes e descaso com a população dessa região, aliados ao clima árido, a tornam pobre.
Conheça 7 curiosidades do Nordeste
A população nordestina é composta etnicamente por 62,5% de pardos; 29,2%, de brancos; 7,8% de negros e 0,5% de indígenas. Apesar da região possuir uma população absoluta elevada, existem vazios demográficos. Desse modo, a densidade demográfica refletida por essa população é de 34,1 habitantes por quilômetro quadrado.
Um dos principais problemas do Nordeste é a desigualdade socioeconômica, motivada pela distribuição de renda desigual. Outros agravantes são as altas taxas de mortalidade infantil e o reduzido serviço de saneamento ambiental.
A regão nordeste do Brasil mantém problemas sociais históricos: agricultura atrasada e pouca diversificada, grandes latifundiário, concentração de renda e uma indústria pouco diversificada e baixa produtividade e além dos fenômenos natural de secas constantes.
A Região Nordeste do Brasil apresenta diversas configurações quanto aos aspectos naturais dos principais elementos da natureza tais como relevo, vegetação, clima, hidrografia, devido a essas variações essa região foi regionalizada ou dividida em sub-regiões, são elas zona da mata, meio-norte, agreste e sertão.
Resposta. é a falta de chuva, altas temperaturas, a seca por varios anos, a pobreza.
A seca é uma estiagem prolongada, durante o período de tempo suficiente para que a falta de precipitação provoque grave desequilíbrio hidrológico. ... As principais consequências são o colapso dos sistemas de abastecimento d'água potável e extensivas perdas agropecuárias.
As secas são o resultado de mudanças na atmosfera da Terra. Algumas são provocadas por modificações nos ventos que normalmente levam a chuva para uma determinada área. Outras são causadas pela mudança nas correntes oceânicas, que afetam a temperatura e a umidade do ar. As secas fortes podem durar meses ou anos.