Scooby-Doo é considerado uma dos desenhos de maior sucesso da Hanna-Barbera. Misturando mistérios com uma comédia hilariante, a produção conquistou uma legião de crianças e adultos nos anos 70 aos anos 2000. Era questão de tempo até surgir um filme para os cinemas e, em 2002, Scooby-Doo — o Filme foi lançado.
Os dois filmes do live-action de Scooby Doo foram adicionados em outubro na Netflix. Com a chegada dos longas clássicos no streaming, o público pode ter um momento nostálgico e revisitar a história da turma - formada por Daphne, Fred, Velma, Salsicha e Scooby.
Copyright Spring Publicações Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Spring Publicações Ltda.
Não se deixe enganar por esse rostinho bobo, Emile Mondavarious é o grande vilão do filme. Ele é o dono do resort em que a turma da Mistérios S/A se encontra sob a premissa de investigar antigas tradições vudu. Na realidade, ele é apenas um robô controlado pelo Scooby Loo, que está roubando as almas dos visitantes como parte de um plano para dominar mundo.
Não preciso nem te dizer que Mondavarious é interpretado pelo lendário Rowan Atkison. O ator britânico já era mundialmente conhecido por dar vida ao Mister Bean bem antes de atuar em Scooby Doo. Depois do filme, ele ainda voltou a atuar como Mr. Bean no filme As Férias de Mr. Bean e na série animada. Outro sucesso do ator foi Johnny English, que teve três filmes até então. Ele vive com a atriz Louise Ford e tem três filhos.
Scooby é tudo que a gente já conhecia do desenho: desajeitado, perdido, leal e divertido. Ele acaba roubando toda cena em que aparece, seja contracenando com o seu melhor amigo Salsicha ou sendo enganado pelo Scooby Loo.
Rolling Stone Brazil is published by Grupo Perfil under license from Rolling Stone Licensing, LLC, an affiliate of Penske Media Corporation. Rolling Stone ®️ and ©️ 2022 Rolling Stone, LLC. All rights reserved.
O longa trazia uma aventura inédita da turma, reunida por um mistério após decidirem se separar de vez. O caso os leva para uma ilha paradisíaca onde um culto místico pretende sacrificar o Scooby para dominar o mundo. Preciso nem dizer que o primeiro filme live action da franquia se tornou um clássico instantâneo no coração de muita gente. Chega mais para descobrir onde e como estão os atores de Scooby-Doo quase 20 anos depois.
Um dos pontos de maior destaque do filme foi, definitivamente, a escolha do elenco: os atores ficaram muito parecidos com os personagens animados originais. Hoje em dia, Salsicha, Velma, Daphne e Fred já estão bem diferentes. Confira:
Eu sei, pode ser um choque, mas Scooby-Doo não foi interpretado por um cachorro. Um absurdo, né? No filme, toda animação de Scooby foi feita por computação gráfica e a atuação ficou a cargo de Neil Fanning.
Depois do filme, Linda ainda viveu uma quantidade considerável de papéis marcantes, tanto como atriz, quanto dubladora. Nos cinemas, ela viveu Laura Barton, a esposa do Gavião Arqueiro nos filmes dos Vingadores. Já na TV, Linda dublou CJ em Apenas um Show, Wendy em Gravity Falls, além de protagonizar a série da Netflix Dead to Me. Um currículo de dar inveja!
Além de viver Salsinha no live-action, o astro dublou o personagem em diversas animações da franquia. Fora dela, e no começo da carreira, trabalhou em Panico. Depois disso, atuou nos filmes Os Descendentes e Curvas da Vida. Na TV, apareceu em Halt and Catch Fire e Twin Peaks. Atualmente, trabalha em Good Girls, série de sucesso da Netflix.
Na franquia, a atriz interpretou a Daphne. Fora das aventuras de detetive, a artista brilhou como protagonista na série aclamada dos anos 1990 e 2000, Buffy: a Caça-Vampiros. Também, participou de O Grito.
No filme, Salsicha está sempre risonho, de bem com a vida e faz de tudo por seu melhor amigo, o Scooby. Pode esperar uma versão bem fiel ao desenho, levemente repaginada para fazer mais sentido no mundo real. Ele vive um romance com a adorável Mary Jane, que acaba virando motivo de conflito com o Scooby e quase custou sua amizade. Mas a gente sabe que esses dois são inseparáveis e tudo volta ao normal, no final.
Matthew Lillard mudou bastante para viver o Salsicha no filme e o resultado ficou impressionante: igualzinho o desenho. O ator gostou tanto da experiência que, desde 2010, ele dublou o Salsicha em quase 20 filmes animados da franquia. Isso sem contar diversos jogos, incluindo Lego Dimensions, e participações na TV. Atualmente, ele é o dublador do Salsicha no desenho Scooby-Doo e Convidados, do Cartoon Network.
Velma é vivida pela encantadora Linda Cardellini. No longa, ela segue sendo a introvertida, porém adorável gênia do grupo. Enquanto a turma só se mete em confusão, ela desvenda os segredos do artefato místico Daemon Ritus e descobre o plano do vilão para controlar todo mundo. Pena que parte do filme ela é possuída pelo vilão, mas logo é libertada pela turma bem a tempo de desmascarar mais um monstro.
Boa parte do filme, Fred passa como outra pessoa. Primeiro possuído pelo vilão e depois troca de corpo com Daphne. Vemos menos dele como Fred do que o resto da turma, mas o resultado parece ter saído diretamente do desenho.
Seu dublador, Fanning, é um dublê australiano também conhecido por criar profissionalmente cães de raça. Talvez por isso sua atuação como cachorro seja tão convincente. Depois do filme, ele trabalhou também na sequência e, como dublê, em séries australianas como Wanted e Tidelands.
Mais tarde, ela trabalhou em produções menos conhecidas, como Ringer e The Crazy Ones. Recentemente, atuou como dubladora e apareceu no último episódio de The Big Bang Theory.
Fred foi vivido brilhantemente por… bem, Freddie Prinze Jr. E não é só o nome que o ator e o personagem têm em comum. O Freddie da vida real, assim como no desenho, namora a Daphne (no caso a atriz Sarah Michelle Gellar). Os dois atores se conheceram na gravação do filme, estão casados até hoje e tiveram dois filhos juntos.
Daphne é uma das personagens que mais difere no filme. Ela continua sendo doce, bem feminina e um ícone fashion, mas também se mostra independente, atrevida e perigosa. Daphne revela ter aprendido artes marciais e enfrenta o lutador mascarado Zarkos em uma das cenas mais marcante do longa. Ela que libera todas as almas roubadas no final do filme, salvando o dia mais uma vez.
Mestre Voodoo é outro personagem criado exclusivamente para o filme. Sempre misterioso, ele tenta alertar a turma dos perigos da ilha, mas é mal interpretado. A maior parte do filme, parece que ele é o vilão, mas na real é um dos mocinhos.