2º A contenção mecânica de paciente será empregada quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente ou aos demais.
Contenção de membros é utilizada para impedir atividades. Elas são utilizadas ao redor dos pulsos ou tornozelos e amarradas aos lados da cama, para impedir autoagressão ou agressão a outros.
A contenção física se caracteriza pela imobilização do paciente por várias pessoas da equipe que o seguram firmemente no solo.
O uso de restrição ou contenção somente deve ocorrer quando o risco de seu emprego é superado pelo risco de não utilizá-lo. É utilizada para proteger o paciente ou outras pessoas de lesões e traumas provocados por ele mesmo, ou para prevenir a interrupção do tratamento a que vem sendo submetido.
A contenção física tem como objetivo facilitar a realização dos exames e procedimentos, evitando movimentos bruscos e precipitados.
Conter sempre o paciente com roupa. Observar, rigorosamente, sinais de garroteamento de partes do corpo. Cobrir o paciente com lençol, deixando as partes que devem ser observadas descobertas (pulsos e tornozelos). Conter outras partes do corpo, além de tornozelos e pulso, caso o paciente esteja extremamente agitado.
O mais recomendado é que ao presenciar uma pessoa em surto psicótico violento ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) e mesmo que seja alguém próximo, evitar conter o surto, pois não se sabe a proporção do mesmo ou das suas dimensões imaginárias e falta de contato com a realidade.
Entenda o que é o surto psicótico
As doenças psiquiátricas são conceituadas como uma condição de anormalidade na ordem psíquica, mental ou cognitiva, e podem ter causas determinadas ou não. Além de provocar comorbidades em diversos órgãos do corpo — devido à redução da defesa imunológica — elas também afetam a vida pessoal, profissional e social.
Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.
5 sinais de quem possui transtornos mentais