Surgiram há cerca de 400 mil anos na Europa e no Médio Oriente e, na Península Ibérica, extinguiram-se há 28 mil anos. Compartilha com os humanos atuais em 99,7 % do seu DNA. Revela no entanto diferenças morfológicas significativas.
Humano (taxonomicamente Homo sapiens), termo que deriva do latim "homem sábio", ser humano, ser pessoa, gente ou homem, é a única espécie animal de primata bípede do género Homo ainda viva. A espécie surgiu há cerca de 350 mil anos na região leste da África e adquiriu o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos.
O estudo, que se debruçou nos dentes caninos, sugere que as populações do Pleistoceno de Atapuerca já apresentavam o padrão considerado tipicamente neandertal nos seus volumes de esmalte e dentina. “Os dentes de Sima de los Huesos têm grandes dimensões de dentina na sua coroa e raiz, e apresentam um esmalte fino.
Podem até mesmo ter ensinado uma coisa ou duas aos humanos modernos. ... Quando o homo sapiens vivia mais perto da linha do Equador, não precisava de roupas quentes. Os neandertais, por outro lado, viviam nos climas mais frios da Europa por muitos anos antes da chegada dos humanos modernos.
Há 40 mil anos, na Europa, o homo sapiens não era a única espécie humana existente — havia pelo menos outras três, entre elas os neandertais. Extraordinariamente parecidos conosco, eles viveram em regiões do continente por mais de 300 mil anos. Os neandertais eram resilientes.