Os retângulos têm 2 eixos simétricos, pois são apenas duas vezes que você pode dobrar, dividir, dividir, cortar … em formas simétricas.
Os retângulos têm 2 eixos de simetria, embora, de relance, poderíamos dizer que eles têm 4. Mas ao dobrar um retângulo na diagonal, as pontas de suas diagonais não coincidem, portanto, não têm simetria.
Assim, um retângulo tem dois eixos de simetria, porque são as únicas vezes em que pode ser dobrado, dividido, cortado … resultando em peças simétricas.
A simetria é uma característica de formas geométricas, equações, sistemas e objetos materiais, que está relacionada à invariância sob certos movimentos ou transformações.
Existem 5 tipos de simetria:
Em geral, um objeto é simétrico quando o resultado da aplicação de uma operação ou da transformação do objeto é outro objeto indistinguível em sua aparência do objeto original.
Simetria é um conceito amplamente utilizado no conceito de geometria. Existem dois tipos de eixos de simetria: o eixo de simetria plana e o eixo de simetria axial.
A primeira é uma linha imaginária que divide uma figura em duas partes, garantindo que os pontos simétricos estejam à mesma distância dela.
O segundo, o eixo da simetria axial, trata-se da simetria em torno de um eixo, é um ponto de translação e rotação no qual todos os semiplanos retirados de uma determinada mediatriz e contendo-a têm características idênticas.
De fato, para dividir uma figura por meio de um eixo de simetria, ela deve ter todos os lados iguais. Nesse caso, a figura geométrica dos triângulos equilaterais tem três lados totalmente iguais e, portanto, podemos dividi-los em três eixos de simetria.