O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.
Resumo: O Estado democrático de direito é um conceito que designa qualquer Estado que se aplica a garantir o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica.
Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma república. ... Em uma república federal, há uma divisão de poderes entre o governo federal e o governo das subdivisões individuais.
República é um regime de governo onde o Chefe de Estado e o Chefe de Governo são escolhidos através de eleições diretas ou indiretas. A República surgiu na Grécia Antiga como uma forma de governo para administrar a polis grega.
A Primeira República, também conhecida como República Velha ou República Oligárquica, teve como grandes características o clientelismo, o mandonismo e o coronelismo. ... Por fim, o mandonismo é o controle que os grandes proprietários de terra exerciam sobre a população comum.
A oligarquia é caracterizada por um pequeno grupo de interesse ou lobby que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios. O termo é também aplicado a grupos sociais que monopolizam o mercado econômico, político e cultural de um país, mesmo sendo a democracia o sistema político vigente.
Uma sociedade democrática possui as seguintes características: direito ao voto, divisão de poderes (legislativo, executivo, judiciário), igualdade perante a lei (independentemente do sexo, raça,etc), direito livre de qualquer trabalho/profissão.
República Oligárquica é o termo usado para designar o momento em que o Brasil esteve na mão das oligarquias de São Paulo e Minas Gerais
A República oligárquica terminou após Getúlio Vargas, derrotado nas eleições de 1930, tentar impedir a posse do presidente recém eleito pela oligarquia paulista, Júlio Prestes.
A Primeira República é o período da história do Brasil que aconteceu de 1889 a 1930, tendo sido iniciado com a Proclamação da República que aconteceu em 15 de novembro de 1889 e encerrou-se com a deposição de Washington Luís como consequência da Revolução de 1930.
O fim da crise pode bem como ser datada a partir do assassinato de Júlio César em 15 de março de 44 a.C., após ele e Sula se esforçarem "para desmantelar o governo da república", ou alternativamente quando Otaviano tomou o nome de Augusto e fundou o Império Romano em 27 a.C. O fim pode também ser datado antes, na época ...
Resposta: A eventual ascensão e adoção do herdeiro de César, Otaviano, para o cargo anos mais tarde de Augusto marcaram o fim real da República Romana. ... Foi Augusto que provou ser um homem capaz o suficiente para controlar e limitar o senado romano, o povo e as legiões.
Essa crise deu-se por meio de convulsões sociais, revoltas de escravos, mas, sobretudo, por disputas de poder que levaram a guerras civis. A expansão territorial que Roma passou durante o período republicano resultou no surgimento de novas demandas políticas que reivindicavam certa centralização do poder.