Dor atrás da orelha na região da nuca tem origem na escápula e coluna cervical alta. Hábitos de movimento alteram a postura corporal e desencadeiam tensões nos nervos da região da escápula e cervical para a nuca. Causam dores de cabeça em diferentes intensidades. Para eliminar as dores precisa mudar hábitos.
Qualquer tipo de infecção provoca uma íngua, e algumas das mais comuns são resfriados, gripes, otite, sinusite, faringite ou qualquer tipo de virose, como Zika ou dengue, por exemplo, que causam gânglios no pescoço, nuca, mandíbula ou atrás da orelha.
Algumas medidas podem tomadas em casa para ajudar a tratar otite externa, como fazer uma bolsa de água quente para encostar na orelha afetada e aliviar a dor. Em casos graves, o canal auditivo deve ser cuidadosamente limpo por um otorrinolaringologista.
Veja as principais causas de dor no ouvido e o que fazer em cada situação.
“Tapar os ouvidos com as mãos ou colocar apenas algodão no canal não costuma ser suficiente para diminuir o impacto do som aos ouvidos”, alerta Sanchez. Segundo a otorrinolaringologista, também é importante fazer intervalos para descansar os ouvidos por 10 minutos a cada uma hora de barulho.
Dores no ouvido podem ter muitas origens diferentes. Por aparecer sempre ao dormir, vale a pena um exame das articulações temporomandibulares, que podem estar com alguma inflamação devido a bruxismo (ranger os dentes) ou ao apertamento (travamento) dos dentes.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de uma infecção de ouvido são:
Como tratar: o tratamento consiste na administração de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como a dipirona e o ibuprofeno, de forma a aliviar os sintomas. Caso se trate de uma infecção bacteriana, o médico pode recomendar o uso de antibióticos como amoxicilina, por exemplo.
Remédio caseiro com azeite e alho Um bom remédio caseiro para amenizar a dor causada pela do de ouvido, ou otite, é um tampão de algodão embebido em azeite e alho porque o azeite morno lubrifica o ouvido e diminui a dor enquanto que o alho possui propriedades antimicrobianas que auxiliam na cura da dor de ouvido.
O tratamento da otite externa inclui o uso de analgésicos por via oral e de antibióticos ou antifúngicos em gotas, como medicação tópica. Calor local também ajuda a aliviar a dor.
Pessoas com otite externa aguda grave (estendendo-se além do canal auricular) podem precisar tomar antibióticos por via oral, como cefalexina ou ciprofloxacino. Os analgésicos, como o paracetamol ou o ibuprofeno, podem ajudar a reduzir a dor durante as primeiras 24 ou 48 horas, até a inflamação começar a abrandar.