Para visualizar a temperatura da CPU, incluindo seus picos baixos e altos, basta acessar a opção “Hardware > Sensors”.
Como ver a temperatura do PC (Windows e macOS)
Segundo a própria Intel, ele pode trabalhar no máximo a 100º C. Mesmo que ele trabalhe “quente” (digamos, uns 80º C), ainda está dentro de uma boa margem de segurança, ainda que seja interessante investigar uma maneira de manter a temperatura em um patamar (bem) menor.
10 ºC
As temperaturas ideais da GPU variam de 65 a 85 °C (149 a 185 °F) em condições normais de uso, como ao jogar games.
Para ativar a ferramenta, convoque o Radeon Overlay pressionando Alt + R e selecione quais aspectos de desempenho você gostaria de manter as guias na seção Monitoramento de desempenho do Overlay. Uma vez configurado, você pode abrir a ferramenta Performance Monitoring sozinha pressionando Crtl + Shift + 0.
AMD Adrenalin (Radeon)
O processador Intel® Core™ i5-9300H suporta a junção em T com uma classificação de 100 ° c.
Pra se ter uma ideia, superaquecimento em notebook pode ser causado por alguns processadores e GPUs que chegam a até 100ºC. Isso é calor pra caramba! No mundo ideal seria melhor menos! Algo “normal-recomendado” para um notebook convencional seria entre 30-45ºC durante o uso padrão.
Em alguns casos, é normal o aquecimento do seu notebook, principalmente durante a realização de tarefas que consomem muito o processador, como programas de edição de vídeos ou jogos. Assim, o aquecimento pode ser considerado acima do normal quando a temperatura dos componentes ultrapassam os 55 ºC.
Utilize o notebook em locais arejados e limpos, evitando locais com a incidência direta do sol e com muita poeira ou outras partículas, como areia, pólen, serragem, etc., pois estas substâncias podem entrar na estrutura de refrigeração do computador e dificultar, ou mesmo impedir, a dissipação do calor.
Melhores coolers para notebook de 2021
Melhores Suportes para Notebook de 2021
Como Escolher o Melhor Cooler para Notebook?
Melhores Bases Cooler para Notebook de 2021
Cooler exaustor externo portátil Ao ser conectado ao notebook pela saída de ar, ele terá a função de exaustor, auxiliando na refrigeração. O equipamento retira o ar quente que sai do computador e evita que o aquecimento danifique componentes e peças importantes da sua máquina.
Não apoie o notebook na cama ou sofá Uma superfície plana é o melhor local para o apoio, isso evita que a ventilação seja tampada, o que permitirá que a máquina consiga aproveitar a própria capacidade de aspirar e ejetar o ar para manter a sua temperatura adequada.
Aparelhos Sony e Apple se mostraram como boas opções, ficando abaixo dos 18%. No “meio da tabela” temos a empresa Dell, com 18,3% de danos. Abrindo espaço para os notebooks com mais de 20% de índice de mau funcionamento, a Lenovo.
As saídas de ar da maioria dos modelos de notebook costumam estar localizadas na parte inferior ou nas laterais do aparelho. Como já mencionamos, elas servem para que o ar quente seja expelido por essas frestas.
Quando deixamos o notebook no colo ou ainda sobre a cama, a irregularidade da superfície faz com que as saídas de ar sejam parcialmente obstruídas e, com isso, o calor não é dissipado. O uso contínuo do computador em situações como essas pode prejudicar o desempenho e até mesmo resultar na queima de algum componente.
Evite utilizar o ar comprimido para limpá-las, já que ele pode direcionar a sujeira para dentro do notebook. A melhor opção é utilizar cotonetes e um pincel fino na grade até remover toda a sujeira. Use um pano levemente umedecido com água para limpar a parte externa do aparelho.