CINCO EIXOS: No aprendizado da língua escrita cinco eixos fundamentais são considerados: 1-Compreensão e valorização da cultura escrita (letramento); 2-Apropriação do sistema de escrita (alfabetização); 3-Leitura e interpretação de textos; 4-Produção de textos escritos; 5-Desenvolvimento da fluência em oralidade.
No início, quando ainda não percebem a escrita como uma representação do que é falado, constroem a chamada hipótese pré-silábica, dividida em dois níveis. ... As produções nessa hipótese de escrita são marcadas pela não correspondência entre partes do falado e partes do escrito, ou seja, sem correspondência sonora.
A sondagem de hipóteses de escrita funciona como um ditado diagnóstico a fim de verificar quais níveis de aprendizagem a criança se encontra, portanto as hipóteses de escrita são: pré-silábica, silábica sem valor sonoro convencional, silábica com valor sonoro convencional, silábico-alfabética e alfabética.
O que poderíamos chamar de hipóteses de leitura são as soluções que o aluno produz quando solicitado a interpretar um texto escrito por outra pessoa, como é possível observar no programa O que está escrito e o que se pode ler.
Hipótese silábica é o momento em que o aluno passa a fonetizar a escrita, ou seja, faz relações entre a quantidade de sílabas de uma palavra e cada emissão sonora com apenas uma letra.
Nas palavras Hotelaria, Honestidade e Habilidade, a letra H não representa nenhum fonema, ou seja, não tem som. Nas palavras Salsicha, Bilhete e Campainha, a letra H modifica os sons das letras C, L e N, deixando-as com sons mais fortes. > No caso, formam-se os dígrafos CH, LH e NH.