O Governo Fernando Henrique, também chamado Governo FHC, teve início com a posse da presidência por Fernando Henrique Cardoso, em 1° de janeiro de 1995, e terminado em 1° de janeiro de 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência. ... FHC assumiu com a inflação em 22,41% e entregou a 12,53%.
Ao assumir a Presidência , após a queda de Collor, Itamar Franco convidou Fernando Henrique Cardoso para ministro da Fazenda, com a missão de reorganizar a economia. Reuniram um grupo de economistas, coordenado por Pedro Malan, do Banco Central.
Estabilizou a economia brasileira e colocou a inflação sob controle; Pareou a moeda nacional com o dólar; Manteve o poder de compra do trabalhador baixo; Aumentou o desemprego.
Real – De 1994 aos dias atuais Em 1994, se consolida o projeto econômico Plano Real, feito pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso (FHC), ainda no governo de Itamar Franco.
O presidencialismo recebeu 55% dos votos, ao passo que o parlamentarismo (o sistema da preferência de Itamar Franco) obteve 25% dos votos. Em função dos resultados, foi mantido o regime republicano e presidencialista.
Frente a esta situação, Sarney foi obrigado a buscar apoio político entre os grupos conservadores do país para a aprovação de novos planos econômicos (Plano Cruzado II em 1986, Plano Bresser em 1987, Plano Verão em 1989), com o objetivo de controlar os gastos públicos, conter a forte inflação e renegociar a dívida ...
O governo de Sarney foi marcado pelo insucesso em controlar a inflação, com planos econômicos que se sucediam, sem obter sucesso, pela mudança de moedas que acompanhou tais planos econômicos e por frustrações políticas.