Procedimentos básicos
Criada em 1996 pela professora argentina Perla Mayo, a Bengala Verde nasceu com o objetivo de identificar as pessoas com Baixa Visão. ... Não é fácil perceber uma pessoa com Baixa Visão ao seu redor. São pessoas não cegas, mas que possuem uma visão reduzida.
O que determina se uma pessoa é cega ou possui baixa visão é o quanto de acuidade visual que ela possui quanto ao seu campo de visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as pessoas cegas apresentam acuidade visual igual ou menor que 0,05, no melhor olho, com a melhor correção óptica.
§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...
Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. ... Já aqueles que não nasceram cegos, mas perderam a visão por doença ou acidente, possuem memória visual e podem sonhar com imagens.
Se você fechar os seus dois olhos, você verá tudo preto, mas se você fechar só o seu olho esquerdo, você não verá nada no lugar que corresponde ao seu olho esquerdo. É assim que cegos de nascença "vêem". ... Não preto ou qualquer outra coisa, apenas nada.
Como um trocadilho, o uso da #PraCegoVer alerta as pessoas que enxergam, de forma educativa e inclusiva, que deficientes visuais estão nas redes sociais. Tudo começou com a organização de um evento virtual no Facebook, realizado no dia 04 de janeiro de 2012, com o nome da hashtag.
Isso acontece provavelmente pelo fato de ser tabu falar do assunto. Quem olha para o papel se limpa até ele sair limpo, e quem não olha, um número de vezes que considera suficiente, até se sentir limpo, ou os dois. Os cegos fazem o mesmo que o segundo grupo.
A resposta geral foi que eles sabem o momento de parar que é quando o papel para de deslizar como um corpo inerte na neve e passa a trepidar como um carrinho de supermercado num caminho de paralelepípedos.
O corpo também pode ser inundado pelo timbre de voz, pelo toque, por um cheiro. A imersão da audição, do tato e do olfato permite a uma pessoa cega se interessar por outra. É essa alquimia que faz com que pessoas cegas se apaixonem. Prova de que o visual e o visível são elementos distintos.
O “amor é cego” é uma expressão popular que significa que alguém não consegue ver os defeitos da pessoa amada, tal é o sentimento que sente por ela.
1 – Não trate as pessoas cegas como seres diferentes somente porque não podem ver. Saiba que elas estão sempre interessadas no que você gosta de ver, de ler, de ouvir e falar. 2 – Procure não limitar a pessoa cega mais do que a própria cegueira o faz, impedindo-a de realizar o que sabe, pode e deve fazer sozinha.
11. Deficientes físicos (referindo-se a pessoas com qualquer tipo de deficiência). TERMO CORRETO: pessoas com deficiência (sem especificar o tipo de deficiência).
Que não pode nem consegue trabalhar por velhice ou enfermidade. substantivo masculino Pessoa que, por velhice ou enfermidade, é incapaz de trabalhar. Etimologia (origem da palavra inválido).
Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.
2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. ...