7 dicas para desenvolver a inteligência emocional em crianças
Existe uma teoria famosa na psicologia de que existem seis emoções básicas e universais entre os seres humanos: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo.
Emoções básicas do ser humano
As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.
E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.
Palavras relacionadas a sentimento
Escolha Bem as Palavras O tipo de emoção que deseja despertar nos leitores determinará as palavras que você deve utilizar. Ao descrever emoções cruas, sentimentos rígidos, apele para palavras que contribuam para esta acidez.
Os sentimentos são informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam, todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si. A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico.
Significado de Insensível adjetivo Incapaz de sentir as sensações habituais, os estímulos físicos: insensível ao frio. Incapaz de sem de se emocionar: insensível ao sofrimento alheio. Sem sensibilidade, emoção nem sentimento. Que não sente simpatia, compaixão, piedade ou ternura.
A despersonalização é mais comum do que se imagina. Segundo estudos sobre o tema, estima-se que uma em cada 100 pessoas sofre com o distúrbio. A despersonalização é um transtorno que transforma a realidade de quem a enfrenta no dia a dia.
Algumas pessoas podem ter uma reação de autoproteção ou autopreservação após um problema emocional, trauma ou problema de saúde, podem apresentar Apatia, que é a ausência de sentimento. É necessário entender se você sempre se sentiu assim, se algo mudou, se há alguma razão para este problema.
Pessoas com alexitimia Na maioria das vezes, não têm senso de humor e se entediam facilmente. Além disso, são bem taciturnas e não possuem aquela faísca que acende a ligação emocional com os outros. Muitos acreditam que as pessoas com alexitimia são um exemplo claro de que existem pessoas sem sentimentos.
Pouco conhecido. Apesar de ser reconhecida há décadas como transtorno e ter, segundo especialistas, incidência semelhante à de problemas como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e a esquizofrenia, a despersonalização permanece pouco difundida entre a comunidade médica.
Mas cuidado: um deles pode ser contraproducente.
A pessoa parece estar emocionalmente "vazia", sem sentir nada nem sofrer alterações de humor independentemente do que aconteça ao seu redor. A sensação é de desconexão com o mundo. É válido ressaltar que a anedonia raramente surge como um sintoma isolado.
É muito importante que você procure ajuda de um psicólogo para que possa entender a natureza desta sensação, otimizando seus sentimentos e bem-estar consigo mesmo. Esta sensação pode ser reflexo de algum trauma que vivenciou, ou então, o início de depressão, por isso, é muito importante que procure ajuda.
Incapaz de identificar seus estados afetivos, o alexitímico não só é inábil em refletir sobre e regular suas emoções, mas também se comunica emocionalmente de forma muito pobre com as outras pessoas, falhando em atrair outros para receber ou dar ajuda e conforto.
Quando não se sente mais nada é possível perceber o tal do amadurecimento, das escolhas, renúncias e principalmente, erros e acertos daquela história bonita, mas que, diferente do que se imaginava, não terminou com o “felizes pra sempre”, mas com um sincero: felizes, para lados opostos com o seu pra sempre.
O desinteresse da pessoa deprimida é geral, como se nada valesse a pena. Amor e depressão podem coexistir na mesma pessoa. Somos seres de afectos, com a capacidade de dar e receber amor. A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar.
Caso perdure ou você perceba que “está se perdendo” e/ou esteja tendo atitudes compulsivas procure um psicólogo. A sensação de vazio é o alerta que indica que algo dentro de você não está bem. Pode ser uma tristeza passageira, mas pode indicar algo mais sério e que deve ser olhado com cuidado.
Veja 5 passos para fazer quando estiver se sentindo vazio: