Reconhecer nomes. seguida, peça que recitem o alfabeto batendo palmas ao falar as vogais, desafio-os a citar palavras que apresentem algumas das letras recitadas. Pergunte aos alunos que nomes eles conhecem que se iniciam com vogais, quais consoantes do seu nome aparecem na atividade anexada.
Como ensinar o alfabeto?
Conhecer as letras do alfabeto e sua sequência. Trabalhar o processo de alfabetização. Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração. Ampliar vocabulário.
É por volta dos 4 anos que a criança começa a entender melhor como funciona as sílabas e ter mais contato com as palavras, por meio do alfabeto. ... As letras representam sons e aprendendo o nome das letras, as crianças aprendem os fundamentos que adquirem o sistema alfabético.
Livros que mostram o alfabeto são uma ótima forma de incentivar o contato com as letras desde muito cedo. As imagens e os estímulos visuais junto ao texto incentivam a criança a associar as letras com as palavras e coisas que ela já conhece.
Há várias formas de trabalhar um silabário para alfabetizar:
Significado de Silabário substantivo masculino Livro elementar para ensinar as crianças a ler; cartilha, abecedário.
Muitos professores, de acordo com seu método de ensino, optam por fazer essa apresentação das mais simples para as mais complexas. No desenvolvimento do método, geralmente é escolhida uma ordem de apresentação “do mais fácil para o mais difícil”, ou seja, das sílabas “simples” para as “complexas”.
organizar a turma em grupos e pedir a cada um que monte uma família silábica com as letras móveis; promover brincadeiras de adivinhações (dar características de um objeto cujo nome comece com a letra em estudo, para o aluno dizer do que se trata e a letra pela qual seu nome começa);
As famílias silábicas são inicialmente compostas por consoante e vogal (da, de, di, do, du) e recompostas para formar novas palavras. Gradativamente, pequenas frases e textos são propostos, a partir de combinações entre sílabas já estudadas.
Cartaz Família Silábica Q : qua, que, qui, quo.
Tudo depende da vogal que se segue: qua, que, qui, quo. Às vezes pronunciamos o "u", outras não.
Letramento: Qua, Que, Qui, Quo.
Cartaz Família Silábica W: wa, we, wi, wo | Atividades com o alfabeto, Palavras para alfabetização, Atividades alfabetização e letramento.
Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso.
A letra W depende da pronúncia Dependendo da forma como é pronunciada na palavra, a letra W pode ser uma vogal ou uma consoante. Pode corresponder ao som de U, como em Willian, Wilson e show, sendo considerada uma vogal. Ou pode corresponder ao som de V, como em Wagner e Walter, sendo considerada uma consoante.
Assim, saiba que em português o nome para a letra w é variável: ou se diz, adaptando o nome inglês «double u», dâbliu (em português do Brasil, dábliu), ou se diz «duplo vê». Relativamente à pronúncia abreviada de World Wide Web em português, parece-me mais fácil (e rápido!)
O W é mais pacífico. A forma mais usada é dáblio, embora também apareçam, nos dicionários, as formas paralelas dable-u, dabliú, doble-vê ou vê-duplo.
O watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades (SI). ... A unidade recebeu este nome em homenagem a James Watt, pelas suas contribuições para o desenvolvimento do motor a vapor, e foi adotada pelo segundo congresso da associação britânica para o avanço da ciência em 1882.
«W (dâblio ou duplo vê ou vê dobrado) (grego w, última letra minúscula do alfabeto grego), s. m., 1.
Palavras com Y no início
H (agá) é a oitava letra do alfabeto latino. É a única letra do alfabeto que, em palavras nativas da língua portuguesa, não tem som algum.
O “H” é uma letra que, sozinha, não possui nenhum valor fonético, ou seja, não representa nenhum som. Ainda assim é usado no início de várias palavras. A maioria das gramáticas diz apenas que o “H” deve ser empregado no início de palavras nas quais a etimologia o justifique.
Emprega-se o h hábito, hélice, herói, hérnia, hesitar, haurir, hilariedade, homologar, Horácio, hortênsia, hulha etc. 2) medial, como integrante dos dígrafos ch, lh, nh: chave, boliche, broche, cachimbo, capucho, chimarrão, cochilar, fachada, flecha, machucar, mochila, telha, companhia etc.
Palavras que começam com H