No século I d.C. um inventor grego, Heron de Alexandria, construiu um dispositivo que era constituído por uma esfera de metal com dois furos, dos quais escapava ar quente, vapor, que provinha do aquecimento da água. Este dispositivo criado por Heron era uma máquina térmica: transformava calor em trabalho mecânico.
A primeira idéia de máquina a vapor foi a chamada "aeolipile", feita por Heron de Alexandria. Em 1698, mais de mil anos após a máquina de Heron, surgiu a primeira máquina a vapor de interesse industrial, elaborada por Thomas Savery, um engenheiro militar inglês. ...
Resposta: As primeiras fábricas surgiram, no Brasil, nas décadas iniciais do século XIX. Eram estabelecimentos de pequeno porte e tiveram, em geral, vida efêmera. Somente a partir de 1870 começaram a aumentar, em número e em importância, num processo que se intensificaria entre os anos 1885-1895.
Thomas Savery
James Watt
Uma das primeiras utilizações da máquina a vapor foi para fabricação de tecidos, onde a água acumulada nas minas de ferro e de carvão era aquecida para gerar vapor. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito.
Assim sendo, a função de uma máquina a vapor em uma mina tem por objetivo bombear água do interior das minas de carvão inundadas, com isso, eram preferencialmente utilizadas pois consumiam menos carvão que outras máquinas da época e eram consideradas máquinas versáteis.
Motor a vapor com uma lata de refrigerante
O cavalo-vapor, cujo símbolo é cv, consiste numa unidade da grandeza física potência que expressa a potência de uma máquina e representa a força necessária para elevar, num segundo, a 1 m de altura, um peso de 75 kg. Inicialmente o cavalo-vapor era definido como 550 pé-libra-força por segundo.
Criavam animais como bois, asnos, carneiros, cabras, porcos e, posteriormente, cavalos. Para a maioria da população, a carne era um alimento de luxo – os mais pobres só a consumiam em ocasiões especiais. As atividades agropastoris eram complementadas pela pesca (no Nilo, nos pântanos e nos canais) e, também, pela caça.
Motor a Vapor de Watt
Greenock, Reino Unido
19 de janeiro de 1736
83 anos (1736–1819)
1 Watt é uma taxa de consumo de energia de um Joule por segundo. A potência que consta em cada aparelho elétrico indica a sua potência pelo período de 1 hora. Por exemplo, um aquecedor a óleo com potência de 1500 W (Watts) irá consumir essa potência em uma hora. 1Wh equivale a 3.
Mas quem entrou para a História aperfeiçoando o motor à vapor e criando um dos alicerces da Revolução Industrial foi James Watt.
James Watt foi um matemático e engenheiro escocês. Construtor de instrumentos científicos, destacou-se pelos melhoramentos que introduziu no motor a vapor, que se constituíram num passo fundamental para a Revolução Industrial.