A carteira de identidade, por exemplo, não tem validade, mas é preciso estar atento ao estado de conservação. Em casos de viagens ao exterior, o RG não pode ter mais do que 10 anos. Já a carteira de habilitação vale por cinco anos e precisa ser renovada dentro do prazo. O passaporte tem a mesma validade.
Evite problemas ou correria de última hora para providenciar a segunda via de sua identificação. Como fazer? Basta agendar uma visita ao Poupatempo e comparecer na data e horário escolhidos com a Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento e uma foto 3×4. A taxa para a segunda via é de R$ 31,88.
Embora o RG não tenha um prazo de validade, a maioria dos bancos, instituições financeiras e cartórios só aceitam o documento caso ele tenha sido expedido nos últimos 10 anos.
Um documento já vencido não é mais considerado válido. São documentos que têm o poder de substituir a Carteira de Identidade. Documentos sem foto não serão aceitos, como Certidão de Nascimento ou de Casamento.
Não. A Lei das Carteiras de Identidade (Lei 7.
Uma conta corrente pode ser aberta por qualquer pessoa física (mesmo menores de 18 anos, contanto que estejam acompanhados por responsável ou emancipados) ou jurídica. Mas, isso não quer dizer que todo mundo pode abrir uma conta corrente.
Se você não tem como comprovar renda, abrir uma conta-corrente pode ser um procedimento difícil, pois a maioria das instituições financeiras exigem a comprovação de renda no ato da abertura.
Se a pessoa for analfabeta ou souber apenas assinar o nome, ela deve ser representada por procurador nomeado por instrumento público (em cartório), com poderes especiais para abrir e movimentar contas de depósitos.
A conta corrente pode ser aberta por pessoas físicas maiores de 18 anos. Menores de idade entre 16 e 18 anos incompletos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais para abrir uma conta (a não ser que sejam emancipados legalmente). Frequentemente, os bancos pedem comprovante de renda na hora de abrir uma conta.
Os documentos são CPF, documento de identificação original com foto, comprovante de endereço e renda atualizados (até 90 dias). Caso não possua comprovante de residência no próprio nome, é aceita declaração do titular do comprovante com firma reconhecida em cartório.