Como construir uma carta
Na introdução você deve contextualizar o estágio e seus objetivos. Na descrição da organização você deve contar a história, missão, visão, valores, números e fatos importantes. Já na descrição das atividades faça uso do seu diário e descreva todas as tarefas e aprendizados, sustentando os objetivos traçados.
Algumas informações importantes: inicie a sua carta com a expressão “Caro Sr., Sra., ou Srta.” e posteriormente com o nome. Caso não saiba o nome da pessoa, escreva somente “Prezado senhor ou senhora”. Inicie o seu texto falando sobre a sua reclamação, informando o maior número de informações sobre o ocorrido.
A estrutura da carta
O vocativo epistolar, utilizado na abertura das correspondências é: Excelentíssimo (a) Senhor (a) Cônsul ou Senhora Consulesa, e no texto da carta, a forma correta é Vossa Excelência.
Escrever uma carta informal é mais fácil do que compor uma formal, porque há menos regras a serem seguidas. Apenas enderece a carta à pessoa, preencha o corpo do texto com o que quer falar e assine o seu nome no final para que o destinatário saiba quem está falando com ele.
Escolha os itens que entrarão na cápsula do tempo. Pode ser uma foto, uma carta para ser lida no futuro, uma lista de coisas que você curte, um desenho do contorno da sua mão, recortes do jornal de hoje… Inclua qualquer item que você considere importante mas que não irá fazer falta neste momento.
Escolha o recipiente: com base na data que você decidiu, escolha guardar os seus objetos em um lugar que seja resistente a ponto de aguentar anos. Se você for guardar a sua cápsula do tempo em locais secos e seguros, escolha materiais simples, como caixas de sapato, latas e até uma mala.
Você está escrevendo uma carta para si mesmo, por isso, ela não precisa ter um tom formal. Escreva como se estivesse falando com seu melhor amigo. Ao falar do seu eu presente na carta, use “eu”. Ao falar do eu futuro, use “você”.
Meu desejo é que você, meu eu futuro, não se perca em tentativas amargas e não se torne pequeno diante das dificuldades. Nesta carta eu quero lhe contar os sonhos que tenho, as aspirações pelas quais eu me levanto e me esforço todos os dias. Quando estiver lendo tudo isso, veja se você conseguiu tudo o que queria.