A expressão correta é calçar umas meias. Quando nos referimos a peças de vestuário para usar nos membros superiores ou inferiores, isto é, nas mãos ou nos pés, utiliza-se o verbo calçar.
Colocar as duas luvas com os dedos polegares para frente, segurando dentro do punho da luva; 2. Segurar os punhos com a mão esquerda; 3. Calçar a luva direita, conservando a dobra do punho; 4. Com a mão direita, segurar a mão esquerda da luva, pela parte externa da luva próximo ao punho (estéril); 5.
Use luvas quando for possível prever o contato com sangue ou outros fluidos corporais, membranas mucosas, pele não intacta ou materiais potencialmente infecciosos. C. Retire as luvas depois de cuidar de um paciente. Não use o mesmo par de luvas para o atendimento de mais de um paciente.
4 – Como higienizar corretamente as luvas de utilidade?
Indicada para evitar cortes ao manusear carnes ou na desossa (luva + avental de segurança). Não se esquecendo de higienizá-las com detergente neutro em água corrente e desinfecta-las com água fervente por 15 minutos.
Use apenas água limpa e sabão neutro. Repita o ciclo de limpeza em casos de sujeira pesada; Após a lavagem, seque o equipamento com pano de algodão ou papel macio e nunca o guarde molhado ou úmido, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Os EPI's a serem fornecidos pelo empregador devem ser adequados ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, cabendo a este além do fornecimento, orientar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; exigir e fiscalizar a utilização, providenciar a higienização e manutenção periódica, assim ...
A respeito das atribuições do empregado quanto ao EPI, temos:
NORMA REGULAMENTADORA 6 NR 6. 6.
Equipamentos de proteção coletiva
O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.