A decomposição é um processo realizado por fungos e bactérias que promove a degradação da matéria orgânica e a liberação de nutrientes ao meio. Bactérias e fungos são responsáveis por um processo conhecido por decomposição, em que a matéria orgânica de seres vivos é absorvida, e sais e outros elementos são liberados.
São seres heterotróficos, ou seja, não produzem o próprio alimento e sua reserva energética está na forma de glicogênio, mesmo material de reserva encontrado nos animais. Podem ser aeróbios, dependentes de oxigênio para gerar energia, ou anaeróbios, nesse caso produzindo ATP através de processos fermentativos.
Fungos simbiontes – fungos que estabelecem relações simbióticas com seres autotróficos, tornando-os mais eficientes na colonização de habitats pouco hospitaleiros.
Candida albicans: comensais do trato gastro-intestinal humano, mas se tornam parasitas dependendo do estado fisiológico do hospedeiro. específica e dependente de co-evolução por longo período.
Fungos carnívoros ou fungos predadores são fungos que obtêm alguns ou a maioria de seus nutrientes por aprisionamento e digestão de animais muito pequenos ou microscópicos. Estão descritas mais de 200 espécies, pertencentes aos filos Ascomycota, Mucoromycotina, e Basidiomycota.
Algumas espécies de fungo vivem em associação mutualística com outros organismos. ... Os fungos absorvem água do solo, degradam a matéria orgânica e absorvem nutrientes liberados, transferindo-os em parte para as plantas que crescem mais sadias.