Solubilidade em água. A solubilidade de um composto é determinada pela seguinte regra: "Semelhante dissolve semelhante". Logo, solventes polares dissolvem substâncias polares, e solvente apolares, substâncias apolares. Os hidrocarbonetos, por serem apolares, apresentam pouca solubilidade em água (polar).
Soluções são misturas de duas ou mais substâncias, elas podem ser classificadas adotando os seguintes critérios: Estado de agregação, Razão soluto/solvente e Natureza das partículas dispersas. Estado de agregação: quanto a este aspecto, as soluções podem ser sólidas, líquidas ou gasosas.
Visto que a água é polar e o etano é apolar, ele é o menos insolúvel em água. Então, já anulamos as questões “a” e “c”. Os demais compostos são polares, porém o etanol e o ácido etanoico realizam ligações de hidrogênio assim como a água, então eles são os mais solúveis.
As moléculas pertencentes ao grupo das apolares são praticamente insolúveis em meio aquoso, o fato que impede sua solução é que a água é um elemento polar e os elementos apolares não são solúveis nela, dessa maneira tem-se que os compostos polares como álcool, vinagre e açúcar são solúveis na água.
Olá! O sal é um soluto que ao adicionarmos na água altera suas temperaturas de fusão e ebulição. ... Isso ocorre pois o sal é um soluto não volátil, que apresenta maior dificuldade em entrar em ebulição, ocasionando assim também o aumento da temperatura de ebulição da água.
Um exemplo básico da ebulioscopia é a temperatura em que a ferve em condições normais. Ao atingir 100 graus ao nível do mar, a água entra em ebulição, entretanto, ao adicionar açúcar,o líquido irá interromper imediatamente o processo de fervura,ou seja, com adição do soluto há o aumento da temperatura de ebulição.