A classificação dos verbos é determinada por sua flexões, que podem ocorrer conforme o número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda, terceira), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, pretérito, futuro), voz (ativa, passiva, reflexiva) e aspecto (perfectivo, imperfectivo, inceptivo, cursivo ...
As formas verbais são as variações que os verbos apresentam quando conjugados, ou seja, quando relacionados com um sujeito, ocorrendo flexão em número, pessoa, tempo e modo.
verbo transitivo direto Representar ou realizar movimentos particulares, próprios de uma modalidade de dança: ela prefere dançar rumba. verbo transitivo indireto [Popular] Não se dar bem no que se propõe fazer: dancei na troca do meu apartamento.
Faz ou fazem A dúvida no uso de faz (singular) ou fazem (plural) ocorre, principalmente, na indicação de tempo decorrido. Deverá ser sempre usada a forma no singular (faz), uma vez que o verbo fazer atua como um verbo impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno atmosférico, não apresentando sujeito.
Etimologia (origem da palavra dança). Do francês danse.
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.