antropofobia
7 dicas para superar os seus medos
As definições dos dicionários indicam que a palavra medo significa uma espécie de perturbação diante da ideia de que se está exposto a algum tipo de perigo, que pode ser real ou não. Pode-se entender ainda o medo enquanto um estado de apreensão, de atenção, esperando que algo ruim vá acontecer. Não pare agora...
O medo no corpo “Acontece, então, aceleração de batimentos do coração, suor, alteração na respiração, dilatação da pupila, sensação de frio na barriga, vontade de urinar. Muitas dessas reações ocorrem porque o sangue corre para extremidade e para as musculaturas, como mecanismo de defesa.
É uma emoção produzida pela percepção de um perigo presente ou iminente, sendo normal em situações apropriadas.” Neste pequeno trecho de seu livro sobre medo, o psiquiatra Isaac Marks, pesquisador da Universidade de Londres, nos mostra que é praticamente impossível viver sem medo.
O medo é uma reação involuntária causada quando passamos por algum estímulo estressante. O cérebro libera substâncias químicas que causam o disparo do coração, a respiração rápida, a contração do músculo, entre outras coisas. Tudo isso também é conhecido como reação de luta ou fuga.
Por que trememos de nervoso? Quando identifica uma situação de perigo, o hipotálamo ativa a reação de luta ou fuga (veja no quadro abaixo). Isso acelera a respiração e os batimentos cardíacos para que os músculos possam fazer uma força extra. E os músculos, sabendo do que está por vir, ficam tensos.
Tremor nas mãos e sudorese são sintomas frequentes em pessoas ansiosas, assim, para tratar desses sintomas, você precisará tratar da ansiedade em excesso. A ansiedade é um estado emocional que faz parte das experiências da vida humana.
Resposta. Com o intuito de se aquecer. Quando o nosso corpo se encontra em um temperatura muito baixa, ele usa um "mecanismo de defesa" que é contrair e relaxar o músculo, com a finalidade de produzir calor e estabilizar a temperatura corporal para evitar problemas.
De noite o cérebro funciona em outro ritmo O córtex cerebral, por dizer assim, se desliga ou entra em estado de “stand by” porque já não há tantos estímulos externos para processar, para administrar ou enfrentar.
A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor.
Estratégias simples para segurar o choro no meio de uma discussão
Pode ser que sim, se esse choro, sem aparente motivo persistir por mais de 15 dias consecutivos. Olá, Choros contínuos merecem sim atenção e buscar entender e diagnosticar a causa é necessário. Mas não necessariamente trata-se de depressão.
Sobre a tristeza o melhor é ter uma avaliação psicológica para entender o que está havendo com você. Pode ser um momento pontual de tristeza, alterações hormonais que provocam problemas de humor, falta de vitamina, alterações químicas do corpo, ou mesmo depressão.
Olá, O sintoma que você fala de "vontade de chorar sem motivos" pode estar ligado a ansiedade, mas costuma fazer parte também de outros quadros emocionais e físicos. Maque uma consulta com um médico e também com um psicólogo que vão lhe dar um diagnóstico e tratamento indicado individualizado.