Processadores Intel Core i3 da 11ª Geração
O melhor processador Intel na linha i3 em termos de custo benefício certamente é o Intel Core i3 8100. Ainda que se trate um processador de entrada, o custo benefício desse componente é altíssimo. Isso porque o desempenho que ele entrega é bastante surpreendente perto de outros processadores da linha.
E como saber a qual família um modelo pertence? Pelo primeiro dos quatro dígitos que indicam o nome do modelo. Por exemplo, um Core i3-5200 indica que o processador pertence à quinta geração e assim por diante.
Ficha técnica dos novos Intel Core i3, Core i5 e Core i7 de 11ª geração:
Atualmente, a empresa divide seus produtos em sete linhas principais: Atom, Celeron, Pentium, Intel Core i3, Intel Core i5, Intel Core i7 e Intel Core i7 Extreme. A maioria dessas séries conta com chips especiais para notebooks e desktops.
O Core i7 pra notebooks tá na sétima geração e, pra desktops, na oitava. E eles chegam a ter até 45% mais velocidade que a geração anterior. Pros computadores que precisam ser um arraso em memória e velocidade, é bom contar com o Core i7!
Os processadores Intel Core i7 são modelos avançados da linha, ficando atrás apenas dos i9. Quinta, sexta e sétima gerações oferecem de 4 a 8 threads, 2 a 4 núcleos e Cache de 4 ou 6 (5ª) e 4, 6 ou 8 MB.
A primeira família da série Intel Core i7 foi lançada com a litografia de 45nm, seguido pela segunda geração (32nm), terceira geração (22nm), quarta geração (22nm), quinta geração (14nm), sexta geração (14nm) e sétima geração (14nm).
Você também pode identificar a geração do processador se o processador for Intel® Core™. A geração do processador é o primeiro número após i9, i7, i5 ou i3. A seguir estão alguns exemplos: O processador Intel® Core™ i7-1071OU é da 10ª geração porque o número 10 aparece depois de i7.
Para identificar, é necessário observar o primeiro número após o nome da família do processador. O processador Intel® Core™ i7-9850H é da 9ª geração porque o número 9 aparece depois de i7. O processador Intel® Core™ i5-8600 é da 8ª geração porque o número 8 aparece depois de i5.
Já em “3330″, o primeiro dígito "três" identifica a geração à qual ele pertence. E os três dígitos restantes é a identificação do chip dentro desta geração. Se fosse um processador de segunda geração, o primeiro número seria "dois". Assim como se fosse um processador de quarta geração o primeiro número seria "quatro".
As CPUs Celeron e Pentium da Intel se diferem dos modelos mais poderosos da linha Core por apresentarem velocidades inferiores e menores avanços tecnológicos. Há modelos sem turbo, menos núcleos, pouca memória cache, nada de Hyper Threading e assim por diante.
No exemplo, é um processador da AMD, modelo Ryzen 7 2700. O que irá definir a geração é a numeração após o modelo. No caso, é o 2700, que significa que é da segunda geração. Os processadores Intel também se comportam da mesma maneira para serem identificados.
A AMD produz, atualmente, 6 categorias de diferentes tipos de processadores:
O mais barato de seis núcleos é ainda melhor: o AMD Ryzen 5 1600 agora é baseado no Zen + Apesar de os processadores AMD Ryzen da terceira geração (série 3000) já estarem presentes no mercado, alguns modelos de chips Ryzen da primeira geração (série 1000) ainda são bastante populares.
Kit Processador AMD Ryzen 5 1600, Cache 19MB, 3.