A alfabetização tecnológica envolve três habilidades do professor, sendo elas, o conhecimento técnico, o conhecimento pedagógico e o conhecimento crítico da tecnologia que pretende usar.
Resposta. Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy” que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. ... Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
Resposta: Letramento digital. Segundo Aquino (2003, apud Glotz e Araújo), "letramento digital significa o domínio de técnicas e habilidades para acessar, interagir, processar e desenvolver multiplicidade de competências na leitura das mais variadas mídias.
Letramento digital diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em plataformas como e-mails, redes sociais na web, entre outras.
Utilizar a tecnologia na sala de aula e no processo de alfabetização é algo que precisa ter um bom planejamento pedagógico para que não seja apenas uma distração para as crianças. O corpo docente da escola deve elaborar um plano de aulas e atividades que apresente as ferramentas educativas da era digital.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como aliadas às boas práticas pedagógicas, possibilitando uma nova forma de interação social e, contribuindo efetivamente no processo de alfabetização. ... É a partir desta interação que o homem desenvolve a comunicação e estabelece a criação de redes de relações.
A alfabetização tecnológica engloba esses dois grupos. A alfabetização tecnológica envolve três habilidades do professor, sendo elas, o conhecimento técnico, o conhecimento pedagógico e o conhecimento crítico da tecnologia que pretende usar.
No dia internacional da alfabetização, Porvir reúne 8 dicas de recursos digitais que podem ser bons aliados durante esse período
Listamos, abaixo, alguns exemplos de novas práticas que os educadores já estão trabalhando em sala de aula com os alunos.