Malala ficou conhecida mundialmente após ser baleada pelo grupo Talibã, enquanto estava no ônibus voltando de sua escola, na aldeia de Swat, no Paquistão. Em 2012, aos 15 anos, a adolescente já era conhecida por sua luta pelo direito de meninas poderem ir à escola, ação condenada pelo regime Tabilã.
Ziauddin Yousafzai
Ativista
Ziauddin Yousafzai
Ambos foram laureados por lutarem pelo direito das crianças à escolarização. O pai de Malala, Ziauddin Yousafzai, foi o grande incentivador de Malala. Foi ele quem escolheu o nome da filha. “Malalai” era o nome de uma guerreira afegã, que instigou o exército a lutar.
Ativista e professor, é cofundador e presidente do Fundo Malala, organização sem fins lucrativos destinada à luta pelo direito à educação e inclusão das meninas.
A jovem se tornou conhecida ao mundo há um ano, após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola. O ataque aconteceu no dia 9 de outubro. ... Em 2008, o líder talibã local emitiu uma determinação exigindo que todas as escolas interrompessem as aulas dadas às meninas por um mês. Na época, ela tinha 11 anos.
"Hoje, o objetivo do Talibã no Afeganistão é recuperar seu território e expulsar os invasores dos Estados Unidos e da OTAN", explica Reginaldo Nasser, coordenador do curso de Relações Internacionais da PUC-SP. Para tentar desestabilizar o inimigo, o grupo utiliza táticas de guerrilha e ataques de homem-bomba.
2 — Quem é Malala Yousafzai? É uma menina afegã que se tornou uma ativista, lutando contra as proibições do grupo Talibã, contrário à Educação para meninas. > Ela foi baleada, mas sobreviveu, e virou uma ativista na luta pelo acesso ao ensino, chegando até a ganhar o prêmio Nobel da Paz.