Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um número positivo, o valor da outra é multiplicado por esse mesmo número positivo.
As grandezas são classificadas em: diretamente proporcionais e inversamente proporcionais. São aquelas grandezas onde a variação de uma provoca a variação da outra numa mesma razão. Se uma dobra a outra dobra, se uma triplica a outra triplica, se uma é divida em duas partes iguais a outra também é divida à metade.
Uma maneira de verificar se as grandezas são diretamente proporcionais ou não é supor o crescimento (↑) de uma delas. Caso aconteça o crescimento da outra grandeza, elas são diretamente proporcionais; caso contrário, são inversamente proporcionais.
Como resolver regra de três?
Sempre que duas grandezas são diretamente proporcionais, o cálculo da regra de três poderá ser feito como no exemplo anterior. Por outro lado, quando aumentamos a medida relativa a uma grandeza e a outra diminui por consequência disso, as grandezas são ditas inversamente proporcionais.
Regra de três simples
Número de empregados: Antes = 750. Depois: 750 +500=1250 empregados. A equação é inversamente proporcional, de modo que quanto maior o número de empregados menor o número de dias que é possível alimentar com a mesma quantidade de quentinhas. Assim, mantem-se a coluna dos empregados e inverte-se a segunda.
Como calcular a regra de três simples
Regra de 3 no Excel – diretamente proporcional No entanto, no Excel você precisará fazer somente isto: multiplicar a quantidade desejada (6), pelo valor total (R$ 120,00) da compra das 3 taças. Então, quanto Olívia pagaria pelas 6 taças? Isso mesmo. R$ 240,00.