Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, mundialmente conhecida por Frida, seguido do sobrenome alemão herdado do pai, Kahlo, morreu aos 47 anos em 1954. Sua curta vida, no entanto, foi seguida por décadas em que se transformou em uma das figuras femininas mais conhecidas do mundo, de mito à mercadoria.
Características das obras de Frida Kahlo Destacam-se a identidade nacional mexicana, pautada em temas da cultura popular e do folclore indígenas, permeada de cores fortes e vibrantes. André Breton (1896-1966) e Salvador Dalí (1904-1989) classificaram a obra de Frida Kahlo como surrealista.
Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón nasceu em seis de julho de 1907, na Cidade do México.
Decorrente de uma grave pneumonia ou embolia pulmonar, embora muitos acreditam no suicídio, Frida morreu no dia 13 de julho de 1954, aos 47 anos. ... André Breton e Salvador Dalí classificaram a obra de Frida Kahlo como Surrealista, mas a artista, que não considerava suas obras surrealistas declara: “Nunca pintei sonhos.
Dulce Maria e Frida Kahlo Sim, Dulce Maria e Frida Kahlo são parentes. A ex-RBD é sobrinha neta da pintora mexicana e um dos maiores símbolos feministas hoje em dia.
Ela pintava autorretratos com base na visão que tinha a partir de um espelho em sua cama, pois dizia que queria pintar o que via com os próprios olhos, ou seja, algo que ela conhecia totalmente. Frida retratava sua vida em suas telas sempre com cores fortes e traços marcantes, características únicas das obras de Kahlo.
Crie rituais e momentos para se ouvir e avaliar (mesmo da correria do dia a dia), não coloque suas emoções na gavetinha das “coisas que não queremos lidar” – um dia ela transborda. Não existe emoção boa ou ruim, a beleza esta em sentir, refletir e aprender sempre. Observe-se com honestidade e gentileza, aceite-se.
13 de julho de 1954
Ela dizia que não pintava símbolos, pintava sua própria realidade. Seus autorretratos tinham uma função primordial em sua vida: a de funcionar como um espelho vivo de sua alma. ... Frida criava por meio de seus autorretratos um espelho próprio, um olhar que tinha a função de autossustentação e reconhecimento de si mesma.
Frida Kahlo
Diego Rivera