Aprenda a identificar seu Ipê: Amarelo: Folhas felpudas pequenas, em geral em formação de folhas por ramo. Roxo: Folhas lisas, às vezes serrilhadas na ponta, crescimento rápido. Branco: Folhas arredondadas.
Ipê-amarelo
As raízes são vigorosas e profundas. As folhas, de coloração verde-escura, são opostas, decícuas, compostas, digitadas, longamente pecioladas e com os bordos serrilhados. Cada folha é composta por 5 a 7 folíolos, glabros, com ápice agudo. A flor, roxo-violácea, é pouco pilosa.
O Ipê Rosa, é o primeiro dos Ipês a florar no Brasil. Folha: Folhas de coloração verde-escura, compostas, de distribuição oposta, medindo 6x10cm. A margem é serreada, há um pecíolo longo, liso e cilíndrico e a venação é nítida, do tipo peninérvea.
Folhas compostas trifolioladas: folíolos levemente pubescentes em ambas as faces, os menores com 6-11 cm de comprimento e o maior com 8-13 cm. Planta decídua, heliófita e seletiva xerófita, característica de afloramentos rochosos e calcários da floresta semidecídua.
quatro anos
O ipê branco, árvore típica do cerrado mineiro, tem propriedades medicinais capazes de reforçar o tratamento da doença popularmente conhecida como gota. ... O aumento da concentração de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) é a condição essencial ao desenvolvimento de gota.
O Ipê-Amarelo tem sido usado popularmente para tratar anemia, amigdalite, infecção urinária, bronquite, candidíase, infecção na próstata, mioma, quisto nos ovários, assim como facilitar a cicatrização de feridas internas e externas.
caraiba, mascada ou ingerida na forma de chá, é indicada popularmente para tratamento de problemas estomacais e do fígado, “amarelão”, verminoses, diabetes, febre e malária, além de apresentar propriedades abortivas.
80 anos
Por ser uma árvore rústica, de fácil cultivo mas de crescimento lento, uma muda plantada no jardim deve demorar pelo menos dez anos para florescer, segundo Arno Boettcher, proprietário da Roselândia, em Cotia (SP).
Com 20 centímetros de altura, ela está pronta para ser cultivada no local definitivo e custa cerca de um real. No entanto, para paisagismo há exemplares mais altos e com desenvolvimento mais vigoroso, que podem chegar a 20 reais cada.
VENDO MUDAS DE IPÊS AMARELO 5$ CADÂ UMA!
A vigência é a partir de 1ºde junho, conforme Portaria 5/2020, publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (29/5)....IPE Saúde atualiza tabelas do PAC e do Pames.
Mudas de ipê, manacá e jabuticabeira agora são distribuídas gratuitamente à população em três diferentes pontos de São Paulo: Parque Ibirapuera, na Vila Mariana, Parque do Carmo, em Itaquera, e Centro Municipal de Campismo, em Cotia. Cada cidadão tem direito a cinco espécies, de diferentes árvores.
De forma geral os ipês ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas também podem aparecem de forma exuberante no Cerrado e na Caatinga. A Tabebuia chrysotricha é uma das espécies nativas de ipê-amarelo que ocorre na Mata Atlântica, desde o Espírito Santo até Santa Catarina.