A hiperlordose de causa postural pode ser corrigida com exercícios posturais, de resistência, e técnicas manipulativas, alcançando ótimos resultados, no entanto, quando existem síndromes presentes ou alterações graves como distrofia muscular pode ser necessário realizar cirurgia na coluna.
As causas da hiperlordose estão associadas a vários fatores, como alterações posturais, fatores genéticos, osteoporose, artrite, traumas, flacidez muscular, obesidade, sedentarismo, prática inadequada de exercícios físicos e até uso exagerado de salto alto.
A causa da dor nas costas está na alteração da postura das mulheres, que, devido ao peso da barriga, deslocam o centro de gravidade para a frente. Essa projeção da barriga gera uma hiperlordose lombar, ou seja, um aumento na curvatura da coluna lombar.
As causas mais comuns da Lordose são: Acondroplasia: distúrbio do crescimento ósseo, que causa nanismo desproporcional. Discite: inflamação de disco intervertebral ou interarticular. Cifose: curvatura da coluna vertebral que faz com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal.
Traumas, osteoporose, desgaste das vértebras, flacidez da musculatura abdominal e do quadril, encurtamento das cadeias musculares, espondilestese (deslisamento de uma vértebra sobre a outra), sedentarismo e nanismo são condições que favorecem o aparecimento da lordose lombar em qualquer idade.
Significado de Lordose substantivo feminino Curvatura anormal, de convexidade anterior, da coluna vertebral.
Quando se fala em cifose, as primeiras imagens que nos vêm à cabeça são o Corcunda de Notre Dame e as arqueadas bruxas dos contos de fada. O termo é usado de forma generalizada para definir toda deformidade na parte superior das costas, o que é um equívoco.
A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada.
A acentuação da lordose é definida como uma curvatura interna excessiva da coluna e é conhecida como hiperlordose. A condição é encontrada em todas as faixas etárias e afeta principalmente a coluna lombar, mas pode ocorrer na coluna cervical.
Como é feito o tratamento
A escoliose é a curvatura anormal da coluna vertebral no plano coronal (lateral). A escoliose de entre 10° e 20° é chamada leve. Menos do que 10° é variação postural. Lordose ou a hiperlordose é o encurvamento excessivo da parte inferior da coluna, e é muitas vezes associada à escoliose ou cifose.
Na lordose, a curva está presente nas áreas lombar e cervical da coluna e avança para frente do corpo, na direção do abdômen ou da garganta. Já a escoliose é considerada um desvio patológico da coluna para os lados (direito ou esquerdo), correlacionado com a rotação dos corpos vertebrais na parte convexa da curva.