Conte o total de dedos. Cada dedo representa 15 minutos que precedem o pôr-do-sol. Multiplique o número de dedos por 15 para saber o horário. Caso esteja medindo o horário no final da tarde, talvez uma mão ou vários dedos sejam suficientes para saber as horas.
Saiba por que as medidas de tempo são sempre arbitrárias. ... Esse fato mostra o quanto os calendários são arbitrários – não passam de convenções criadas para facilitar a contagem do tempo. Tanto que, para os judeus, estamos no ano 5760; para os muçulmanos, em 1420; e para os chineses, em 4635.
Uma vez que o calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o calendário solar, os feriados muçulmanos acabam por circular por todas as estações. O atual ano islâmico é 1442 (correspondente, pelo calendário gregoriano, ao período de 20 de agosto de 2020 a 9 de agosto de 2021.
Os judeus contam o tempo a partir da criação do universo, que para eles teria ocorrido há cerca de seis mil anos. Os muçulmanos têm como referência o ano em que Maomé fugiu de Meca para Medina, isso ocorreu 622 anos depois do nascimento de Cristo. Em países como a Arábia Saudita este é o calendário observado.