“Exercícios complementares à corrida são muito importantes. Não apenas os que servem para fortalecer os isquiotibiais, mas também, os que trabalham a musculatura dos glúteos, abdômen e lombar“, endossa o fisioterapeuta Thiago Medeiros. “O fortalecimento muscular e o treino da modalidade devem caminhar juntos.
Tire um minuto para respirar lenta e profundamente. Respire fundo e estique os pés e os dedos dos pés por alguns segundos (3-4 segundos), depois expire lentamente e liberte a tensão. Respire fundo e aperte os músculos das pernas, segure a tensão por alguns segundos e depois relaxe novamente enquanto expira.
Alternar entre compressas frias e quentes no local da dor também é uma opção para aliviar as dores musculares, pois enquanto que o gelo é capaz de diminuir a dor e o inchaço local, a compressa quente consegue relaxar o músculo. Saiba quando usar a compressa fria ou quente.
Faça massagens regulares Os movimentos devem ser sempre circulares, de baixo para cima e sem pressionar demais as pernas. O uso de uma luva esfoliante (bucha) também é muito útil para remover células mortas e melhorar a circulação.
Suplemento para recuperação muscular: quais devo usar?