“Estudos mostram que o uso de creme dental fluoretado pode auxiliar na prevenção, já que o flúor aumenta a resistência do esmalte à dissolução provocada pelos ácidos', comenta a dentista. Além disso, reduzir o consumo de comidas e bebidas ácidas, como refrigerantes, é um cuidado muito eficaz.
Doces e refrigerantes Os alimentos e bebidas ricos em açúcar, como bolos, balas ou refrigerantes, prejudicam os dentes e as gengivas pois estes alimentos levam ao desenvolvimento de bactérias na boca, que transformam o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes.
Beber bastante água: ADOTAR. Beber bastante água além de equilibrar o ph bucal e estomacal, também contribui para o bom funcionamento do sistema digestório. Fumar: EVITAR. Hábitos como fumo e consumo de álcool também contribuem para o desequilíbrio bucal, deixando os dentes mais suscetíveis ao processo carioso.
Escovar os dentes várias vezes ao longo do dia pode prejudicar a saúde bucal. De acordo com a dentista, o excesso de escovação pode acarretar em problemas no esmalte dentário e na gengiva do paciente, prejudicando a sua saúde bucal.
Apenas em alguns casos. Existe um tipo de antibiótico, a tetraciclina, que adere à dentina, a parte dura do dente, provocando manchas e enfraquecimento. Mas isso só acontece se o medicamento for tomado em grande quantidade e enquanto o dente está se constituindo.
Clarear dentes manchados por antibióticos requer substâncias clareadoras menos concentradas – e mais seguras e confiáveis. O tratamento dura, em média, 24 semanas, com aplicações diárias do produto de até 2 horas. O agente clareador é o peróxido de carbamida a 10%, na forma de gel.
6 e Paixão e Hoeppner,12 o mecanismo pelo qual ocorre a descoloração por tetraciclina deve-se a uma reação de quelação entre nódulos de tetraciclina e o cálcio da superfície da hidroxiapatita da dentina em mineralização, formando um composto ortofosfato de tetraciclina e provocando esse tipo de alteração de cor.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de um abscesso dentário são:
Além de ser extremamente dolorosa, uma infecção dentária "não tratada" pode matar uma pessoa. Não é algo comum, mas pode acontecer devido à infecção dentária não tratada causar um dente abscesso, isso pode levar a um quadro grave de infecção levar morte ou danos graves.