O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. ... Para o IBGE, cidades com menos de 20 mil habitantes são consideradas como espaço rural.
Venha aprender mais a respeito da Sociologia Urbana, o ramo da Sociologia que trata do estudo das relações sociais (entre indivíduos, grupos e agentes sociais) dentro do espaço urbano.
Em meados de 1860, a Inglaterra registrou uma população urbana maior que a população rural. ... Foi a primeira vez na história que esse processo ocorreu, influenciado pelas alterações relativas à Revolução Industrial.
Sobre a nova sociologia urbana temos que a mesma trata sobre a busca por observar o indivíduo e seu espaço, tendo as relações econômicas, sociais e culturais como parte desse processo. Nesse sentido, temos que a sociologia atualmente não está preocupada em diferenciar o estudo do indivíduo e do espaço urbano.
Sociologia urbana é o ramo da sociologia que trata do estudo das relações sociais (entre indivíduos, grupos e agentes sociais) dentro do espaço urbano. Em síntese, portanto, a sociologia urbana constitui-se de forma geral como a base dos estudos sobre as cidades.
Para Weber, a cidade é pré-condição da existência do capitalismo e pressuposto de seu desenvolvimento. ... É, portanto, no contexto da anatomia da sociedade, em seus aspectos marcadamente estruturais, que a cidade surge como substrato da vida social, acumulando e concentrando parcelas significativas da população.
Na Sociologia weberiana, a análise é centrada nos atores sociais (indivíduos) e sua ações. Nesse sentido, para Weber, a iniciativa do indivíduo é importante no processo de constituição da vida social. ... Para ele é qualquer ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros.
A possível relação que podemos estabelecer entre a Revolução Industrial e o Processo de urbanização tem haver com as mudanças que esses processos acarretaram na sociedade. Veja, antes predominava a vida rural, o trabalho agrícola, as comunidades... depois o trabalho nas industrias, a vida urbana, o consumo...
A Sociologia surgiu na França com as ideias de Auguste Comte para uma reordenação social, devido à instabilidade política deixada pela Revolução Francesa e por fatores que mudaram a configuração social europeia.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte
Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber.