O erro sistemático, assim como o erro aleatório, não pode ser eliminado, porém ele, frequentemente, pode ser reduzido. ... Ele é, em vez disso, uma medida de incerteza da média devido a efeitos aleatórios. O valor exato do erro da média, que se origina destes efeitos, não pode ser conhecido.
Erro aleatório: resultado da medição subtraído da média que resultaria de um número infinito de medições da mesma mensuranda em condições de repetibilidade [VIM 3.
Quando efetuamos uma medição estamos sujeitos a diversas formas de erros, dentre os quais podemos citar: grosseiros, aleatórios, acidentais, sistemáticos, inserção ou paralaxe. Este erro é causado por falha humana na operação do instrumento, ou interpretação errônea nos resultados obtidos. ...
Erros sistemáticos são devidos a causas identificáveis e podem em princípio ser eliminados. Erros desse tipo resultam em valores que são sistematicamente mais altos ou mais baixos.
ERROS GROSSEIROS Causados por engano na medição, leitura errada nos instrumentos, identificação de alvo, etc., normalmente relacionados com a desatenção do observador ou uma falha no equipamento.