A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição.
Para que seja possível a adição, os monômeros utilizados na produção dos polímeros de adição devem apresentar no mínimo uma insaturação, já que a adição só é possível devido à ruptura da ligação π (pi), com posterior formação de ligação simples entre as moléculas.
Polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros). ... O número de unidades estruturais repetidas, ou seja, o número de meros que podem se verificar na estrutura de uma macromolécula, é chamado grau de polimerização.
A cristalinidade se refere ao grau de ordem estrutural de um sólido. Em um cristal, o arranjo de átomos ou moléculas é consistente e repetitivo. Muitos materiais, como cerâmica de vidro e alguns polímeros, podem ser preparados de forma a produzir uma mistura de regiões cristalinas e amorfas.
Como, por exemplo, as propriedades ópticas. Quanto maior o grau de cristalinidade dos polímeros mais opacos eles se tornam. Assim, polímeros transparentes não possuem cristalinidade, ou seja, são amorfos.
cristalinidade de um polímero fica acima de 90%, pois ele é formado por longas cadeias, atraídas por fracas forças de van der Waals. O grau de cristalinidade tem bastante influência nas propriedades mecânicas e viscoelásticas destes materiais.
Portanto, tecnicamente não existe polímero totalmente cristalino uma vez que mesmo uma fase cristalina apresenta pequenas regiões amorfas e, por isso, eles são classificados como semicristalinos ou amorfos.
[…] muito utilizada na identificação e caracterização de polímeros, obtendo propriedades como Temperatura de Fusão (Tm), Temperatura de Transição Vítrea (Tg), Temperatura de Cristalização (Tc), calor específico, […]
Quanto maior a cristalinidade de um polímero, maior será a sua flexibilidade. Quanto maior a cristalinidade de um polímero, menor será a resistência térmica. Quanto maior a cristalinidade de um polímero, menor será a sua dureza. Quanto maior a cristalinidade de um polímero, maior será a sua resistência química.
É um material leve, flexível e apresenta boa resistência a corrosão e baixa resistência ao calor. Não há presença de elétrons livres o que acarretaria um material bom condutor de corrente elétrica, por este motivo é ideal para ser isolante elétrico.
Os condutores e isolantes são materiais que apresentam, respectivamente, baixa e alta resistência à passagem de corrente elétrica. ... Os materiais isolantes são aqueles que oferecem grande oposição à passagem de cargas elétricas.
Isolantes elétricos são aqueles materiais que possuem poucos elétrons livres e que resistem ao fluxo dos mesmos fazendo com que não ocorra choque elétrico. Alguns materiais desta categoria são: Plástico (resinas), Silicone, Borracha, Vidro (cerâmicas), Óleo, Água pura deionizada.
Os polímeros são macromoléculas compostas por muitas unidades de repetição denominadas meros, ligadas por ligações covalentes. ... Outra classe de polímeros são os elastômeros, com capacidade de se deformar 3 vezes o seu comprimento inicial, como a borracha natural.
Materiais Poliméricos
O bioplástico é um tipo de plástico feito a partir de amidos vegetais ou gelatinas e ágares....Método 1 de 3: Usando amido de milho e vinagre
Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado de polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros, sendo eles naturais ou sintéticos. Os naturais são comuns em plantas e animais, como algodão, madeira, cabelo, chifre de boi, látex, entre outros.
petróleo
A produção de plástico biodegradável em sala de aula pode ser feita por meio do amido de batata, vinagre e glicerina líquida. Introdução: O aumento do volume do lixo é um problema que assola a sociedade moderna.
Atualmente, existem no mercado outros tipos de plástico biodegradável. São feitos a partir de fontes renováveis – milho, mandioca, beterraba e cana-de-açúcar. ... A partir da cana, é produzido o polietileno igual ao obtido do petróleo, assim o tempo de decomposição do plástico verde é o mesmo do plástico comum.
Em geral, os plásticos biodegradáveis são derivados de produtos vegetais e animais, tais como a celulose, amido, chitina, etc., que ocorrem em grande abundância na natureza. O uso em escala destes, substituem as resinas de fontes não renováveis, como os de petróleo.
cem anos
500 anos