No capitalismo o trabalho se transforma em valor de troca onde o homem vende sua força de trabalho para realizar a reprodução social – consumir e produzir. ... Mesmo que todas as condições existissem para que não houvesse necessidade do homem trabalhar, este precisa de ocupações, ainda que lhe sejam penosas.
Para a Sociologia, trabalho é uma atividade que modifica a natureza de forma racionalizada, pré-definida a partir de um objetivo específico e realizada exclusivamente por seres humanos. Resumindo: Toda atividade realizada pelos homens visando satisfazer as suas necessidades.
Resposta. como que a categoria trabalho sempre ocupou um lugar importante dentro da teoria sociológica, pois em todas as culturas, ele se constitui a base da economia, permitindo a compreensão da organização da vida social em todos os aspectos.
Resposta. Cria condições de levar uma vida digna, cuidando de seu próprio sustento e de sua família, tendo condições de ter assistência médica melhor, alimentação, moradia, etc.
Resposta: Explicação: O trabalho humaniza porque é capaz de promover a socialização entre os membros de um grupo. Nesta direção, podemos compreender que a humanização é vista nos laços de amizades e momentos de lazer entre os líderes e colaboradores de uma empresa.
O trabalho é a forma humana de agir na natureza, por meio do trabalho o homem se humaniza. Isso não significa que deixou de ser natureza, mas tornou-se homem. Como evidenciamos, o homem é produto do trabalho, é o trabalho que humaniza o homem e é também por meio do trabalho que o homem humaniza a natureza.
O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.
O trabalho é o momento de transposição do homem natural para o homem social, mas sem negar sua base natural. Marx não compreende o trabalho como atividade meramente natural, física e biológica. Ao transformar a natureza por meio do trabalho, o homem produz subjetividade e objetividade próprias a ele.
Nos manuscritos de 1844, o jovem Marx escreve: O homem é diretamente um ser natural. Como um ser natural e como um ser natural vivo, ele é, por um lado, dotado de poderes naturais, poderes vitais - ele é um ser natural ativo. ... Nos Grundrisse, Marx diz que sua natureza é uma "totalidade de necessidades e impulsos".
Os Manuscritos Econômico-Filosóficos ou Manuscritos de Paris exprimem a essência do pensamento de Karl Marx por meio da exploração do homem pelo homem. A reprodução do capital é o fundamento principal na produção e o homem enquanto trabalhador a mercadoria básica para o funcionamento do processo produtivo.
Partindo disso, asseveramos que o trabalho é a proto-forma da existência humana pois é sua realização que diferencia o homem dos outros seres, porque consiste em ir além da competição biológica no ambiente. Assim, a interação homem-meio se dá via mediação do processo laborativo.
Nesse sentido, pode-se dizer que, ao trabalhar, o homem humaniza a natureza e se constrói como ser humano, ou seja, o trabalho humaniza o homem, pois ele age de forma deliberada e consciente sobre a natureza. O trabalho, portanto, é uma atividade de mediação entre o homem e a natureza.
Para Max Weber, a política podia ser entendida como todo tipo de liderança que seja independente e que está em atividade, em ação, estando diretamente vinculada ao crescimento do estado e a formação de suas riquezas.
As desigualdades entre ricos e pobres tem sua origem na distribuição de renda dentro do próprio sistema capitalista, que faz com que para que existam pessoas muito ricas, deve existir um contingente de pessoas para serem exploradas.