O Conceito Enade varia de 1 a 5, ou seja, quanto mais alta for a pontuação, melhor o desempenho dos estudantes. De 8.
Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e ...
O desempenho dos alunos é determinante para estabelecer a nota no ENADE obtida pelas instituições de ensino superior. A performance varia de 1 a 5. As que atingem as notas de 1 a 2 são avaliadas como insatisfatórias. A nota 3 propicia atingir um conceito satisfatório.
Além de ser quesito obrigatório para conquistar o seu diploma, a prova avalia a qualidade do seu curso e da PUCRS! Isso significa que, quanto melhor você e seus colegas forem na prova, melhor será a avaliação da qualidade do curso em que irão se formar.
Por essas razões que a nota do MEC tem a sua relevância, já que ela avalia anualmente os recursos disponíveis nas universidades. Os resultados obtidos por seus indicadores ajudam o governo e a população a entenderem o panorama real da qualidade de ensino superior oferecido pelas instituições.
O Conceito de Curso (CC) é a nota graduada em cinco níveis (1-5), gerada a partir de uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do INEP/MEC, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.
A nota é calculada pela média ponderada de todos os cursos de uma instituição. Ou seja, o CPC de cada um dos cursos ao longo de três anos é considerado, e o valor final segue o mesmo conceito de notas de 1 até 5.
Quando uma instituição resulta na nota contínua igual ou maior a 3,945 sua nota faixa é o valor máximo, ou seja 5. Ou seja, quando um curso tiver nota inferior a 3,945 o valor do CPC faixa será de 4, e assim por diante.
Interessado em saber mais sobre faculdades e cursos?