Por exemplo, a nota Si, ao diminuir meio tom dela teremos o Si bemol. Pelo teclado, a nota Bemol será a tecla anterior a nota natural. Veja outro exemplo, o da nota Mi.
Da perspectiva ascendente, ela fica da seguinte maneira: C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B. Note que entre o Mi e o Fá não existe um acidente. Da mesma maneira, a escala termina em Si, portanto, recomeçaria em Dó, o que significa que entre essas notas também não existe um sustenido ou bemol.
A função do sustenido é elevar uma nota em meio tom (mais uma vez, veja a aula de “tom e semitom”. ... E enquanto os sustenidos aumentam uma nota em meio tom (semitom) o bemol faz o contrário, ele baixa uma nota em meio tom. O símbolo do bemol é um pequeno 'b” depois de uma nota, por exemplo: Eb.
O bequadro é um símbolo da grafia das alturas que possui a função de cancelar um acidente seja sustenido ou bemol. Seja alterando um acidente ocorrente – posto provisoriamente, ou fixo – de uma armadura de clave. O Sustenido eleva a nota ou representa a elevação de uma nota em um semitom.
Dobrado sustenido – Aumenta a altura da nota dois semitons ou um tom, dobrado bemol – diminui a altura da nota dois semitons ou um tom.
Enarmonia é um processo relativamente simples, e surge por motivos históricos e técnicos na perspectiva e compreensão dos sons quando pautados ou nomenclaturados. Enarmonia é quando um som recebe uma nomenclatura diferente, justificada pela função cumprida em determinada obra musical.