O objetivo é reter a água dos produtos, mantendo a maciez e a qualidade deles. A salga impede o desenvolvimento de micro-organismos e é especialmente indicada para carnes. Quando o sal absorve a umidade dos alimentos, cria uma condição favorável para evitar a proliferação de bactérias.
O sal é um composto capaz de atrair a água, com a remoção da água, tanto do alimento como dos micro-organismos que estão sobre ele, há a conservação dos nutrientes, pois não haverá decomposição natural do alimento. Sendo assim, é uma ótima forma de conservar os alimentos.
No entanto, a ciência desenvolveu outros métodos de preservação dos alimentos. Dentre os alimentos que se conservam com sal, podemos citar: frango, peixes, carne bovina, carne suína, e alguns condimentos de tempero que necessitam do sal, dentre outros. Como métodos de conservação do produto, podemos citar: 1.
4 técnicas para preservar os alimentos sem refrigeração
O correto é não colocar nenhuma embalagem, mas em últimos casos o embutido pode ser armazenado em um pote plástico grande, para que possa "respirar". 3. Depois de aberto, a dica é guardar o alimento dentro da geladeira. Geralmente o tempo ideal para consumo é de 30 a 60 dias, mas varia de acordo com o tipo de embutido.
Presunto e bacon podem ser congelados por até três meses. As salsichas podem ficar no freezer por dois meses. Entre oito e 12 meses. Se o preparado for à milanesa, que é empanado e frito, o tempo de freezer reduz para três meses.
Guarde o bacon frito na geladeira em recipiente hermético para não entrar em contato com o ar, quem quiser pode embrulhar bem em papel alumínio ou filme plástico. Na geladeira o bacon pronto irá durar de 4 a 5 dias.
Pegue um saquinho plástico que é para congelamento. Dobre o excesso do papel em volta do bacon e coloque o pacote no saquinho. Congelar até as fatias ficarem duras e retirar do freezer só quando você precisa delas.
Se estiver congelado, deixe em cima da bancada por alguns minutos, até que a gordura amoleça. Não descongele no micro-ondas pois irá cozinha-lo. Disponha as fatias do bacon na frigideira ainda fria. Garanta que uma fatia não está sobrepondo a outra, elas podem ficar juntinhas, mas não uma em cima da outra.
Já no caso de frios como presunto e salame ou de embutidos como a linguiça e salsicha também é possível congelar seguindo algumas orientações. ... No entanto, caso necessite fazer isso, você pode congelar o produto na própria embalagem ou, se já não estiverem nela em embalagens similares à carne normal.
Alimentos que PODEMOS congelar: Queijos (inteiros ou ralados). ... Extrato de Tomate ELEFANTE (pode ser congelado em forminhas de gelo e ir direto para panela). Embutidos e defumados (exemplo: bacon). Bolos assados (desde que na cobertura ou recheio não levem produtos que não são recomendados).
Coloque uma folha de papel alumínio sobre o invólucro plástico, cobrindo o patê completamente. Coloque uma etiqueta para congelador no alumínio, informando a data que congelou o patê, para sua referência. Ele pode ficar congelado por até 1 mês.
Molhos como catchup, mostarda e outras especiarias têm um período de vida útil muito longo, então você não deve precisar congelá-los. Mas, se decidir fazer isso, saiba que os ingredientes vão se separar e vai ficar tudo aguado.