O açúcar nasceu na Ásia no século 5, atravessou continentes, já foi artigo de luxo na Europa e chegou ao Brasil no século 16, onde, até hoje, exerce importante papel na economia do país. ... Com as Cruzadas, os árabes espalharam o produto pelo Oriente Médio e pela Europa, no século 10 (confira no infográfico).
O clima do Brasil também favorecia a planta, permitindo que se desenvolvesse o cultivo em larga escala. Outro motivo importante que levou os portugueses a adotarem a cana-de-açúcar como carro chefe da economia era o alto valor do produto final da cana, o açúcar, no mercado internacional.
É importante destacar que o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil se concentra na região centro-sul do país, onde as condições climáticas e geográficas são mais favoráveis ao desenvolvimento da cultura.
Estado de São Paulo
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo que São Paulo responde por 55% da área plantada no país. Grande parte das usinas paulistas de processamento de cana podem escolher produzir açúcar ou etanol.
Brasil
O cultivo da cana-de-açúcar é geralmente feito de forma extensiva. As plantações ocupam vastas áreas contíguas, e é necessária uma grande área plantada para justificar e manter produtiva a cadeia industrial à sua volta e as usinas de açúcar e de etanol.
Com exceção do açúcar, os produtos derivados da cana incluem melaço, rum, cachaça (bebida tradicional do Brasil), bagaço e etanol. Em algumas regiões, as pessoas usam palhetas de cana para fazer canetas, tapetes, telas e palha.
As características das máquinas e implementos utilizados na cultura da cana-de-açúcar variam de acordo com o sistema de plantio, cultivo e colheita adotados....
Os subprodutos mais importantes são: o bagaço, a vinhaça (também chamado de vinhoto ou restilo), a torta de filtro, a levedura. Para viabilizar a sua utilização alguns equipamentos e máquinas agrícolas foram desenvolvidos especialmente para isto.
Com as crianças crescendo, é inevitável o contato com diversos sabores. Para elaborar receitas doces, como bolos e tortas, Paula recomenda que os pais prefiram usar açúcar mascavo ou demerara orgânico, mais saudáveis, mas não menos calóricos do que o branco.
O açúcar orgânico é mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante. Mascavo: é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais.