1º passo: seja I a primeira equação e II a segunda, vamos isolar uma das incógnitas em I e II. Escolhendo isolar a incógnita x, temos que: 2º passo: igualar as duas novas equações, já que x = x. 3º passo: substituir o valor de y por -2 em uma das equações.
Resposta. Resposta: Olá, Para que um sistema seja determinado, o determinante da matriz correspondente a esse tal sistema deve ser diferente 0.
Dizemos que dois sistemas lineares são equivalentes quando possuem o mesmo conjunto solução. Para realizarmos a equivalência entre dois sistemas precisamos aplicar as técnicas de resolução de sistema: método da adição ou método da substituição.
Veja o exemplo: 2x - 10 = 4 é uma equação do 1º grau. ... É através desse conjunto verdade que identificamos as equações equivalentes, pois quando o conjunto verdade de uma equação é igual ao conjunto verdade de outra equação dizemos que as duas são equações equivalentes.
Para escalonar um sistema adotamos o seguinte procedimento: a) Fixamos como 1ª equação uma das que possuem o coeficiente da 1ª incógnita diferente de zero. b) Utilizando as propriedades de sistemas equivalentes, anulamos todos os coeficientes da 1ª incógnita das demais equações.
As matrizes associadas a um sistema linear podem ser completas ou incompletas. São completas as matrizes que consideram os termos independentes das equações. Os sistemas lineares são classificados como normais quando o número de coeficientes é o mesmo que o número de incógnitas.
A matriz incompleta nada mais é do que a matriz formada pelos coeficientes das incógnitas do sistema proposto (note que os valores depois do sinal de igual não aparecem nessa matriz).
Sistema Possível e Determinado (SPD): ao ser resolvido encontraremos uma única solução, isto é, apenas um único valor para as incógnitas. ... Sistema Impossível (SI): ao ser resolvido, não encontraremos soluções possíveis para as incógnitas, por isso esse tipo de sistema é classificado como impossível.
Assim, para obtermos um sistema possível e determinado basta termos um valor diferente de 6 para o coeficiente (m). Contudo, caso m seja igual a 6 (m = 6), teremos D = 0, portanto devemos determinar qual será a classificação desse sistema (SPI ou SI).
Resposta. Resposta: a determinante tem que ser diferente de zero para o sistema seja possível e determinado, posteriormente precisamos fazer testes.