Tem mais depois da publicidade ;) Portanto, esses dois compostos são isômeros ópticos. Um modo de verificar se a molécula de determinado composto realiza atividade óptica é por observar se a molécula possui algum carbono assimétrico (C*), isto é, que possui 4 ligantes diferentes.
A identificação de um carbono quiral em um composto orgânico de cadeia aberta ou fechada é possível pela presença de um ou mais carbonos com quatro ligantes diferentes....Os ligantes do carbono 2 são:
Quando uma molécula possui apenas um carbono assimétrico ou quiral ele terá 2 isômeros opticamente ativos, que são o dextrogiro e o levogiro, e 1 isômero opticamente inativo, que é a mistura racêmica desses dois enantimorfos.
Não tem como calcular o número de isômeros. É necessário conhecer os tipos de isomeria plana e com isso escrever, a partir da fórmula molecular, as estruturas dos isômeros possíveis.
Levogiro: Isômero óptico ativo que desvia a luz polarizada para a esquerda.
Um centro quiral consiste num átomo que se encontra ligado a quatro átomos ou grupos atómicos diferentes.
Um carbono assimétrico ou quiral é um átomo de carbono que está ligado a quatro grupos diferentes entre si.
É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Os ligantes podem ser radicais, grupos funcionais, etc. Consequentemente, esse carbono sempre será saturado.