Aspectos naturais: clima — equatorial; relevo — planície litorânea, baixo planalto e planalto cristalino; vegetação — Floresta Amazônica, pântanos, mangues (na porção próxima ao litoral) e cerrados (na porção central).
O Brasil é um país gigante, com 8.510.000 km², dividido em 26 estados e um Distrito Federal. Cada estado tem uma capital, onde fica a sede do governo estadual. A capital do Brasil é Brasília.
Aspectos naturais: clima — tropical úmido; relevo — planície litorânea, Planalto da Borborema e depressão sertaneja; vegetação — Mata Atlântica e Caatinga.
Aspectos naturais: clima — tropical úmido e semiárido; relevo — planícies litorâneas, planaltos e depressões; vegetação — floresta tropical, Caatinga, Cerrado e vegetação litorânea.
Aspectos naturais: clima — predomínio do semiárido; relevo — baixada litorânea, planalto da Borborema e planícies aluviais; vegetação — floresta tropical e Caatinga.
Curiosidade: o Distrito Federal é a unidade federativa diferente das demais, pois não é um estado, tampouco um município, e sim uma região autônoma.
Aspectos naturais: clima — tropical superúmido, tropical com chuvas de outono e tropical com chuvas de verão; relevo — baixada litorânea e planalto; vegetação — floresta, campos e cerrados.
Aspectos naturais: clima — tropical úmido; relevo — baixada litorânea, planalto, morros e serras, e planícies aluviais; vegetação — Mata Atlântica.
A região centro-oeste é de clima tropical semiúmido e seu principal bioma é o cerrado. O Pantanal, a maior planície alagada do mundo, lar de milhares de espécies, está nessa região.
Na região Norte fica localizada a maior parte da Floresta Amazônica. A região é caracteriza pela sua forte cultura indígena e ribeirinha, e pelos climas equatorial úmido e tropical continental.
Aspectos naturais: clima — semiárido e tropical; relevo — chapadas e cuestas; vegetação — domínio da Caatinga.
O mapa da população do Brasil mostra os estados e regiões com maior densidade demográfica. Esse tipo de mapa ajuda a perceber em quais cidades vivem mais ou menos pessoas, auxiliando a entender a realidade do país e a definir políticas públicas.
Aspectos naturais: clima — equatorial; relevo — depressão, planície litorânea e planalto; vegetação — coberto pela Floresta Amazônica.
Curiosidade: o estado do Amazonas é coberto em sua totalidade pela maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, e também abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica.
Aspectos naturais: clima — equatorial; relevo — planalto cristalino, chapadão e planície aluvial; vegetação — maior parte do território é coberta pela Floresta Amazônica, há presença de cerradões.
Atividades econômicas: aeconomia está relacionada à função administrativa desempenhada pelo distrito, destacando-se o setor industrial e o setor de serviços.
O Distrito Federal é uma unidade federativa, assim como os outros estados brasileiros. Entretanto, não tem outras cidades, além de Brasília, que é a sede do governo federal.
O sudeste é formado pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Tem 924.511 km² de área e os principais tipos de clima são os tropicais, o subtropical e o semiárido.
Atividades econômicas: agropecuária, com destaque para a fruticultura irrigada; extrativismo mineral; indústrias de transformação, turismo e comércio e serviços.
Aspectos naturais: clima — tropical e subtropical; relevo — baixada e planalto; vegetação — Mata Atlântica, manguezais e campos de altitude.