Há três tipos de pisada: a neutra, que seria a ideal, a pronada e a supinada, que podem gerar lesões. Esses movimentos são fisiológicos e acontecem de forma natural para que o peso e o impacto do nosso corpo sejam amortecidos enquanto caminhamos.
Nesse caso, o melhor tênis é aquele com maior amortecimento e controle para estabilidade....
Há três tipos de pisada. Existem 3 tipos de pisada: neutra, pronada e supinada.
Tênis neutro não aumenta risco de lesões em quem tem pisada pronada ou supinada, diz estudo. ... Pronada: o pé fica apoiado em sua banda de fora e faz uma rotação para dentro; Supinadas: o pé é apoiado na face externa do calcanhar e segue seu trajeto para dentro até a elevação do dedão; NÃO PARE AGORA...
- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. - Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé. - Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.
Para corrigir a pisada supinada, a Pés Sem Dor fabrica palmilhas para redistribuir a pressões proporcionalmente nas regiões do pé. Para isso, elas possuem uma elevação na parte externa, o que ajuda a jogar parte do peso do corpo para o lado de dentro, contribuindo para a correção da pisada.
Para corrigir, o ideal é, inicialmente, identificar o tipo de pisada. “Existem tênis para corridas que vêm específicos para os tipos de pisadas. Um profissional da área de saúde, como um educador físico, fisioterapeuta ou ortopedista, pode orientar sobre o tipo de pisada.
A pronação do pé acontece principalmente na articulação subtalar e tem como resultado a eversão do calcâneo associada a uma rotação interna do tálus. Durante a marcha fisiológica, o movimento de pronação da articulação subtalar (pronação do pé) contribui para absorver o impacto que ocorre após o contato do calcanhar.
- Com o calcanhar (retropé): é a maneira mais comum de aterrissagem, na qual a primeira parte do pé que toca o chão é o calcanhar. Aproximadamente 75% das pessoas correm dessa forma, e ela é a que mais gera impacto sobre o corpo do corredor.
Quem tem a pisada pronada, normalmente, desgasta a parte interna do calçado. Já a pisada supinada é caracterizada pela pisada para fora, ou seja, o peso do corpo é projetado para a lateral externa dos pés. Geralmente, isso acontece com pessoas que têm o arco do pé muito acentuado, chamado também de pé cavo.
Você pode correr normalmente tendo pés chatos, e o mesmo vale para outras atividades. O principal cuidado é ter o calçado adequado para tal atividade. Como a condição vem acompanhada de pronação, um tênis para pés planos também serve para corrigir esse tipo de pisada.
O tratamento para corrigir o pé chato deve ser recomendado por um médico ortopedista e consiste, principalmente, no uso de palmilhas, sapatos ortopédicos, na realização de sessões de fisioterapia, com exercícios que ajudam na formação da cavidade do pé, e também na prática de atividade física.
Pé chato pode causar dor, artrite, joanete, fascite plantar, joelho voltado para dentro e deformações na coluna. Os ortopedistas recomendam que os pais esperem a criança atingir uma certa idade, geralmente a faixa dos 9 anos, para ver se o arco surgirá ou não.
Esta morfologia leva ao aparecimento de dores nos pés após longas caminhadas, e por isso seus portadores eram geralmente rejeitados no serviço militar da maioria dos países, pois estariam impedidos de marchar longas distâncias.
O índice do arco plantar (IP) relaciona a região central do pé, também chamada de região do arco, com a região do calcanhar, e também tem sido empregado por outros autores(35,36).
Também conhecido como pé chato, o pé plano é um exemplo claro. Caracteriza-se pela diminuição do arco plantar. Portanto, ao se levantar apoiando o pé à superfície, a pessoa terá a planta do pé tocada no chão por inteiro.
A importância da curva dos pés Também conhecida como arco plantar, a curva que surge durante a infância tem a função de distribuir o peso do corpo ajudar na absorção de impactos. Quando a curva do pé não se desenvolve como deveria, ele chamado de pé chato.
Pé normal: estrutura muscular e óssea sem deformidade. Pé chato ou pé plano: a região plantar inteira toca o solo, devido a inexistência do arco plantar, a curvatura da sola do pé é reduzida. Pé curvo ou pé cavo: possui estrutura do arco plantar excessivamente alto.
Pé “chato”, ou pé plano, é um formato especifico dos pés, que se apresentam com diminuição do arco plantar, determinando, assim que, ao ficar em pé, a planta do pé toque o chão por inteiro.
O desenvolvimento dos membros inferiores do seu filho só deve ser motivo de preocupação caso ele sinta dores constantes ou tenha deformidades aparentes ou progressivas, como o arco de um pé ser visivelmente diferente do outro.