14 Obras da Misericórdia
Leia Mais
Espiritismo. A Doutrina Espírita entende a caridade como um dever moral de todo homem e que não se resume apenas ao auxílio material. ... A caridade, portanto, reflete o princípio cristão fundamental de amor mútuo entre todos, independentemente da situação em que se encontrem, tendo aplicação no âmbito moral e material.
A indulgência é uma caridade moral. A pessoa indulgente não vê os defeitos do próximo, ou se os vê evita falar deles.
Allan Kardec
O espírita sabe que Jesus salva, mas para ser salvo precisamos trabalhar, merecer, amar, realizar a caridade. Nem o homem, imperfeito como é, premia quem nada fez por merecer, somente o mérito do esforço no caminho do Cristo é que dá à fé o poder de concluir essa salvação.
O Apóstolo Pedro, quando interrogado sobre a questão do acesso do ser humano a Deus, respondeu assim: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Bíblia, Atos 4:2). ... Esse estado é que torna necessária uma salvação.
O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.
O Espiritismo é a doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, através de médiuns, e organizada (codificada), no século XIX, por um educador francês, conhecido por Allan Kardec. O Espiritismo é, ao mesmo tempo filosofia, ciência e religião.
O espírita acredita que Deus é criador, e Jesus é criatura. O Cristo seria um espírito muito evoluído, responsável pelo planeta Terra e pelos espíritos que nele habitam diante de Deus. A figura do médium também faz parte da crença espírita.
Ao contrário do espiritismo, na umbanda o termo mesa-branca é muito utilizado e está associado a prática da caridade.
Mesas girantes, mesas falantes ou dança das mesas são um tipo de sessão espírita em que os participantes se sentam ao redor de uma mesa, colocam as mãos sobre ela e esperam que ela se movimente. Populares no século XIX, acreditava-se que as mesas serviam como meio de comunicação com supostos espíritos.
A necessidade de o médium conhecer a si mesmo e, dessa forma, orientar a sua auto-educação e sua reforma íntima tem o propósito de facilitar a sua sintonia com espíritos benfeitores, entre os quais o seu Espírito Protetor, que o auxiliarão no exercício da tarefa assumida.
A desobsessão é um tratamento, segundo a Doutrina Espírita, de pessoas que estejam sofrendo de prejudicial interferência por Espíritos, encarnados ou desencarnados. ... Esses obsessores são espíritos inferiores que influenciam alguém para praticar o mal, enviando-o pensamentos negativos.