Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada).
É aconselhável que a gestante faça uma consulta oftalmológica já no início da gestação. Há situações que é necessário acompanhamento regular com o oftalmologista, caso das doenças com envolvimento visual pré-existentes que podem se agravar durante a gestação.
O exame de vista, ou exame oftalmológico, serve para avaliar a capacidade visual e, apesar de poder ser feito em casa, deve ser sempre feito por um médico oftalmologista, pois só ele pode fazer um diagnóstico correto e avaliar a saúde dos olhos.
Chamado por aí de exame de vista ou de grau, o teste de refração ocular é um método não-invasivo aos olhos que detecta quanto a pessoa consegue enxergar e estabelece o grau dos óculos, se eles forem necessários.
A prescrição de receitas de óculos ou lentes de grau é privativa de médico oftalmologista. Os optometristas podem ser responsáveis técnicos por laboratórios ópticos ou óptica.
A Optometria trabalha fora do “órgão globo ocular” e foca no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, que não são doenças, são defeitos da visão. A Optometria não trata ou cura o “órgão globo ocular”, porque isso é competência da medicina.
Para ser um optometrista é necessário possuir diploma de Curso Superior em Tecnologia em Optometria, certificado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O curso habilita o profissional a trabalhar com o diagnóstico ocular.
5 anos
Profissão Optometrista: salário e carreira na área de OPTOMETRIA